Conexão Brasil Marrocos Relatos e Retratos de Mazagão Velho

Conteúdo do artigo principal

Virginia Maria Yunes

Resumo

O pequeno distrito de Mazagão Velho, fica localizado no município de Mazagão, ao sul do Estado do Amapá, norte do Brasil. A história deste pequeno território tem início na África no século XVIII. É a história de uma cidade portuguesa transladada de Marrocos para a Amazônia. Uma história singular cuja união da cultura dessas três etnias - portuguesa, africana e ameríndia resultou em fortes tradições que existem e resistem no tempo. Neste artigo busco trazer algumas narrativas que põem em evidência as memórias de alguns moradores e a minha também, bem como narrativas visuais que traduzem e dão a conhecer a história, a localidade e parte da  manifestações culturais. Apresento uma fotoetnografia, feita de retratos e relatos, realizados no ano de 2018, que revelam uma possível ideia do que foi e continua a ser a conexão do Brasil — Marrocos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Yunes, V. M. (2023). Conexão Brasil Marrocos: Relatos e Retratos de Mazagão Velho. Afros & Amazônicos, 2(6), 73–81. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/7103
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Virginia Maria Yunes, UDESC

Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora de Fotografia e Arte Africana e Afro-brasileira pela mesma universidade.

Referências

ARAÚJO, Renata Malcher de. As cidades da Amazônia no século XVIII. Belém, Macapá e Mazagão. Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, 1998.

BOYER, Véronique. Passado português, presente negro e indizibilidade amerindia: o caso de Mazagão Velho, Amapá. Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 28(2): 11-29, 2008

CRUZ, Vitoria Nascimento; ISMERIM, Leandro Santos. O projeto pombalino no Brasil limites e implicações da imposição da línguia portuguesa. Anais Educon 2020, São Cristóvão/SE, v. 14, n. 1, p. 2-12, set. 2020. Disponível em: https://www.coloquioeducon.com.

Depoimentos. Seu Jorge, Josué Videira, Tiago, Flavio, Dona Joaquina, Entrevistadora: Virginia Maria Yunes. Mazagão Velho, Abril de 2018.

PENHA, Gabriel. Povo de cultura e fé. Livro fotográfico das festas religiosas, tradicionais e culturais de Mazagão Velho, AP. Edição de Autor. Mazagão, 2017. 78p.

RIBEIRO, Karina Nymara. As tradições que narram o passado: trajetória, resistências, memórias e narrativas. XIV Encontro Nacional de História Oral: testemunhar por imagens. UNICAMP/ Campinas, 2018.

SILVA, José Maria. A festa do santo guerreiro e a representação da guerra entre mouros e cristãos. REH- Revista Educação e Humanidades. Volume II, número 2, jul-dez, p. 425-443, 2021.

SILVA, Maria Cardeira; TAVIM, José Alberto Silva. Marrocos no Brasil: Mazagão (Velho) do Amapá em festa – a festa de São Tiago. Actas do Congresso Internacional Atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades, CHAM/ FCSH-UNL, novembro de 2005.

VIDAL, Laurent. Mazagão, a cidade que atravessou o Atlântico: do Marrocos à Amazônia. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 294p.

YUNES, Virginia (Dir. e Ed.). Mazagão: uma raiz africana. Canal Youtube, 2021. 15’12” minutos.: cor, som, DVD. Vídeo documentário. Disponível em: https://youtu.be/s9pl-knWk6E.