Imagens como Narrativas Possibilidades de Pesquisa e Ensino da Cultura Regional

Conteúdo do artigo principal

Maria Enísia Soares de Souza
Robson Fonseca Simões

Resumo

O presente artigo compõe estudos desenvolvidos na disciplina “Imagem e Educação: possibilidades de pesquisa história”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e procura estabelecer um diálogo com a tese de doutoramento em Educação Escolar do Programa de Doutorado Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Trata-se de análises de imagens do Duelo da Fronteira, um evento cultural do Norte brasileiro, no Estado de Rondônia, Guajará-Mirim, cidade que faz fronteira com a Bolívia, como narrativas e possibilidades de pesquisa e ensino da cultura regional. Para tanto, fez-se uma incursão no Facebook, em cujas páginas foram encontrados vídeos, imagens e escritas sobre a Festa. Foram as imagens de diferentes momentos do Evento que serviram de objeto de leitura neste texto e indiciaram possibilidades de narrativas pelo leitor e, de algum modo, trouxeram à discussão a inscrição da fotografia como auxiliar nos estudos historiográficos e na compreensão do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Soares de Souza, M. E., & Simões, R. F. (2021). Imagens como Narrativas: Possibilidades de Pesquisa e Ensino da Cultura Regional. Afros & Amazônicos, 2(4), 105–112. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/7041
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Enísia Soares de Souza, IFRO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), da Universidade Federal de Rondônia, UNIR.

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Professor da  Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf).

Referências

AUMONT. Jacques. A imagem. 2. ed. Trad. Estela dos Santos Abreu e Cláudio César Santoro. Campinas-SP/ Papirus, 1995. (Coleção Ofício de arte e forma).

BADANELLI, Ana. “As imagens e suas interpretações nos textos escolares espanhóis”. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, n. 1, p. e 101, 17 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/51256/751375149104. Acesso em: 26 dez. 2021.

BARTHES, Roland. Inéditos, Vol. 3 – imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

DERRIDA, Jacques. La vérite em pinture. Paris: Flammarion, Col Champs, 1978.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. Campinas/SP: Papirus, 1993. (Série Ofício de Arte e Forma)

FABRIS, Annateresa. (org.) Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos).

https://www.youtube.com/watch?v=sjz9o1P_6RE. Acesso em: 26 dez. 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=itLv0vtN0_U. Acesso em: 26 dez. 2021.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.

LE GOFF, Jacques. Uma vida para a história: conversações com Marc Heurgon. São Paulo: UNESP, 1998.

LIMA, Sandra Cristina Fagundes. As fotografias como fonte para a história das escolas rurais em Uberlândia (1933-1959). Cadernos de História da Educação, n. 5, jan./dez. 2006. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/422/396>. Acesso em: 26 de dez. 2021.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichenberg, Claudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MARESCA, Sylvain. “O silêncio das imagens”. In: SAMAIN, Etienne. (Org.) Como pensam as imagens. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2012.

MARINHO, Nailda. A fotografia como fonte para a história da educação: um olhar sobre a Escola Profissional Feminina – Rio de Janeiro. Cadernos de História da Educação, v. 13, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/29213. Acesso em: 26 dez. 2021.

MARTONI, Alex. “Texto, imagem e visualidade na literatura contemporânea brasileira”. Letras de hoje Porto Alegre, v. 55, n. 1, p. 39-50, jan.-mar. 2020|e-36438. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/36438/19585. Acesso em: 26 dez. 2021.

OSINSKI, Dulce Regina Baggio. “O lugar da imagem no jornal Arte & Educação (1970-1978)”. Revista VIS, Brasília, v. 20, n. 1, p. 19-42, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/index. Acesso em: 26 dez. 2021. Cadernos de História da Educação. nº. 5 jan./dez. 2006.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. (Orgs). 1. ed. São Paulo: Contexto: 2011.

SAMAIN, Etienne. O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. “À procura de um novo realismo: teses sobre a realidade em texto e imagem hoje”. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHØLLHAMMER, Karl Erik (Orgs.). Literatura e mídia. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Dom Quixote, 1986.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: leitura de imagens na história da escola primária. Educar em Revista. Curitiba, n. 18, p. 75-102, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a07.pdf. Acesso em: 26 dez. 2021.