Dicções Poéticas Afrodiaspóricas em Duas Vozes

Da Literatura de Engajamento à Literatura da Errância

Autores

Palavras-chave:

Literatura Afrodiaspórica, Minorias Cognitivas, Errância, Engajamento

Resumo

O objetivo deste ensaio reflexivo é lançar luz e possibilitar caminhos para pesquisas mais detalhadas sobre duas vertentes da literatura afrodiaspórica: o engajamento e a errância. Para isso, foram analisados os poemas Vozes-mulheres, de Conceição Evaristo, e Nomes, de Derek Walcott. O primeiro apresenta um tom engajado, com uma linha discursiva contundente de denúncia social e representação de vozes coletivas, resgatando a memória ancestral e projetando um futuro de liberdade. Já o segundo é fragmentado, focado na subjetividade e na individualidade, destacando um sujeito errante que, embora pertença a dois mundos, não se fixa em lugar algum, vivendo em um estado permanente de reinvenção. Os conceitos de Minorias Cognitivas e Enracinèrrance corroboram as ideias discutidas, evidenciando a pluralidade de vozes e perspectivas que caracterizam a literatura afrodiaspórica como um espaço de resistência, ressignificação e transformação.

Biografia do Autor

  • Lucas Neiva da Silva, UFJF

    Doutorando em Estudos Literários e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Bolsista CAPES.

Referências

BERGER, Peter L. Rumor de anjos: a sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural. Tradução de Waldemar Boff. Petrópolis: Vozes, 1996.

CHARLES, Jean-Claude. Boutures. Réflexions, vol. 1, nº 4, p. 37-41, 2002.

EVARISTO, Conceição. Vozes-mulheres. In: ______. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008. p. 10.

OLIVIERI-GODET, Rita. Errância/migrância/migração. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. p. 189-209.

PIÑERO, María Rita C. Migração, migrância. In: COSER, S. (Org.). Viagens, deslocamentos, espaços: conceitos críticos. Vitória: EDUFES, 2016. [recurso eletrônico].

WALCOTT, Derek. Collected Poems: 1948-1984. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1986.

PUCHÊU, Alberto. Derek Walcott. Escamandro, 2016. Disponível em: https://escamandro.wordpress.com/2016/09/14/derek-walcott-por-alberto-pucheu/. Acesso em: 30 out. 2024.

Downloads

Publicado

20/11/2024

Como Citar

Dicções Poéticas Afrodiaspóricas em Duas Vozes: Da Literatura de Engajamento à Literatura da Errância. (2024). Afros & Amazônicos, 1(7), 77-84. https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/8636