A Realidade da Lei n.º 10.639/03 e a Organização do Currículo Escolar

Conteúdo do artigo principal

Eliane Auxiliadora Pereira
Marlova Giuliani Garcia

Resumo

O presente artigo pretende construir algumas considerações sobre a Lei n.º10.639/03 e como ela se encontra efetivada na realidade escolar. Utilizando a nossa vivência enquanto professoras e pesquisadoras, procuraremos fazer uma reflexão à realidade e as dificuldades de implantação dessa Lei. A partir dessa reflexão surgiram alguns questionamentos que buscaremos discutir ao longo do texto. Podemos citar: Como a escola e nós, professores, estamos nos apropriando desta lei? Quais as dificuldades e necessidades para garantir a sua real implantação? Após a problematização deste estudo foi possível perceber que uma lei não é o suficiente para modificar as questões históricas sofridas por negros e afrodescendentes. Precisamos construir paralelo a ela um trabalho de formação continuada para os professores que já atuam nas escolas e também para os futuros professores, para que eles possam construir uma prática educativa que além de promover, transforme seus alunos em cidadãos críticos, solidários, humanos e emancipados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, E. A., & Garcia, M. G. (2020). A Realidade da Lei n.º 10.639/03 e a Organização do Currículo Escolar. Afros & Amazônicos, 1(1), 76–81. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/5672
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eliane Auxiliadora Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2018), Mestrado em Letras Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), especialização em Literatura Brasileira Contemporânea (1996) pela Universidade Católica de Goiás, graduada em Letras Português e Literaturas Correspondentes pela Universidade Católica de Goiás (1994). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Marlova Giuliani Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural na UFSM, Mestre (2015) em Educação pela Universidade de Santa Cruz (UNISC), Graduação em Pedagogia (2004) pela Universidade Franciscana (UNIFRA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Lei n.º 10.639. Dispoe sobre… Disponível em: http://www.mec.com.br. Acesso em: 02 ago. 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1999.

GOMES, Nilma Lino. Educação e Relações Raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. rev. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei n.º 10.639/03. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria Candau (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

GOMES, Nilma Lino et al. O desafio da Diversidade. In: GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação dos professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história.Tradução: Atílio Brunetta. Petrópolis: Vozes, 2005.

HALL, Stuart. Da Diáspora Identidades e Mediações Culturais. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação. v. 11. n. 32. maio-ago. 2006.

PAULA, Benjamin Xavier de. O Ensino de História e cultura da África e Afro-brasileira: da experiência a reflexão. In: FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Ensinar e aprender história: formação, saberes e práticas educativas. Campinas: Alínea, 2009.

SACRISTÁN, J. G.; GOMES, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.