(Des)configurações imagéticas: das sombras do exotismo cultural à invenção do Brasil

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William de Lima Maia
Tatiane Zilah de Castro

Resumo

Este artigo objetiva discutir algumas das representações dos elementos culturais e sociais do Brasil, presentes no romance Corcovado. Trata-se de uma obra contemporânea, ambientada na cidade do Rio de Janeiro, do início do século XX, cuja narrativa evoca importantes representações da época, tais como: o samba, o Candomblé, a culinária, e o papel social reservado ao ameríndio, e a mulher negra, na trama ficcional. A análise, a seguir, busca refletir como essas representações culturais e sociais inseridas na obra, revisitam a historiografia do século XVI, e ressurgem na contemporaneidade, gerando estranhamentos, em relação à manutenção do exotismo na representação do natural brasileiro, ou ainda, quando reifica as representações atreladas ao universo da mulher negra, na obra, cujas imagens, permanecem descritas através das lentes dos estereótipos e dos clichês. Para este trabalho, foram utilizadas além do romance em analise, uma revisão bibliográfica-documental específica sobre o tema. 

 

Palavras-chave: Jean Paul Delfino; Corcovado; Representações; Estereótipos e Clichês.

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Como Citar
Maia, W. de L., & Castro, T. Z. de. (2021). (Des)configurações imagéticas: das sombras do exotismo cultural à invenção do Brasil. Afros & Amazônicos, 1(3), 35–48. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/6284
Seção
Artigos
Biografia do Autor

William de Lima Maia, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Literatura e Cultura  da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Tatiane Zilah de Castro, Université Paris Est Créteil - UPEC

Mestranda em Literaturas, Discurso e Francofonia pela Université Paris Est Créteil (UPEC)

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