A Chapada Diamantina como Espaço de Contenda Representações e Discursos no Cordel Horácio de Matos, Herói da Chapada Diamantina, de Antonio Alves da Silva

Conteúdo do artigo principal

Fernando da Silva Monteiro
William de Lima Maia

Resumo

O presente artigo, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, apresenta um panorama das bases históricas e culturais do cordel, bem como sua chegada e fixação em terras brasileiras, a partir da região Nordeste. Discute o cordel Horácio de Matos, herói da Chapada Diamantina, de Antonio Alves da Silva (2005), relacionando a obra aos pressupostos teóricos da representação da região e do homem nordestino, presentes nas obras do professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, a partir da perspectiva de análise foucaultiana para se pensar o poder, suas relações, representações, e discursos regionais, como constitutivos de identidades essencializadas, estabelecidas pelos grupos sociais hegemônicos. E, por fim, compara a construção da imagem do coronel Horácio de Matos, com a que forjou uma identidade de Nordeste como lugar do atraso, em oposição ao Sul desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Monteiro, F. da S., & Maia, W. de L. (2021). A Chapada Diamantina como Espaço de Contenda: Representações e Discursos no Cordel Horácio de Matos, Herói da Chapada Diamantina, de Antonio Alves da Silva. Afros & Amazônicos, 2(4), 82–94. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/6996
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando da Silva Monteiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor substituto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Letras Vernáculas pela UNEB (2008). Mestre em Letras pela UNEB (2015). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (UNEB/UFBA).

William de Lima Maia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Mestre em Estudos Culturais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Letras pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Referências

ABREU, Valtenir Soares de; ALBANO, Adriana Helena de Oliveira. Identidade e região em “Quadras ao roraimeira”. Revista Entreletras (Araguaína), v. 11, n. 1, jan./abr. 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php. Acesso em: 30 out. 2021.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. 5. ed. São Paulo, Ed. Cortez, 2011.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Nordestino: uma invenção do falo – uma história do gênero masculino (Nordeste 1920/1940), Maceió: Edições Catavento, 2013.

ASSIS, Regiane Alves de; TENÓRIO, Carolina Martins; CALLEGARO, Tânia. Literatura de cordel como fonte de informação. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 3-21, jan. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php. Acesso em: 30 out. 2021.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2004.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Editora Difel, Lisboa, 1990.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

MELO, Rosilene Alves de. Literatura de cordel: conceitos, intelectuais, arquivos. Diálogos com a história: estudos interdisciplinares, São Paulo, v. 65, mai/ago. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/41086. Acesso em: 30 out. 2021.

MORAES, Walfrido. Jagunços e Heróis. 5. ed. Bahia: Empresa Gráfica da Bahia / Assembleia Legislativa, 1997.

PRADO, Paulo. Retrato do Brasil. Interpretes do Brasil / coordenação, seleção de livros e prefácio, Silviano Santiago. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 2°edição, 2002.

QUEIROZ, Claudionor de Oliveira. O sertão que eu conheci. 2. ed. Salvador: Assembleia Legislativa, 1998.

RIVAS, Pierre. O Brasil no imaginario Françês: tentações ideológicas e recorrência mítica (1880-1980). Ed. Nova Ltda, São Paulo, 2006.

SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo. Companhia das Letras, 2007.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

SILVA, Antonio Alves. Horácio de Matos, herói da Chapada Diamantina. São Paulo: Editora Luzeiro, 2005.

SOUSA, Celeste H. M. Ribeiro de. Do cá e do lá: introdução à imagologia. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.