Ritos de Passagem do Povo Indígena Karitiana

Autores/as

  • Gracilene Nunes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Palabras clave:

Povos Indígenas, Rito de Passagem, Análise de Discurso, Identidade Cultural

Resumen

Este trabalho tem o propósito de apresentar e analisar os Ritos de Passagem do povo indígena Karitiana. Através dos discursos dos colaboradores dessa etnia, vamos traçar reflexões sobre o modo de vida dessa comunidade indígena diante dos desafios da modernidade e da globalização. Para isso, servimo-nos da metodologia da História Oral, propondo um olhar com enfoque na Análise do Discurso sob o prisma teórico de Bakhtin e Althusser e no conceito de identidade cultural em tempos de modernidade com base em Stuart Hall. Como sabemos, ao produzir um discurso, o sujeito não se expressa sem que não tenha havido alguma interferência nesse discurso, uma vez que há inúmeras vozes presentes em sua enunciação. O que possibilita dizer que a identidade cultural desse povo está em mudança, gerando um clima de certo conflito entre as gerações e insatisfação por parte das lideranças indígenas, as quais não aceitam tantas mudanças em sua cultura, em seus ritos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gracilene Nunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Mestre (2013) em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui Licenciatura e Bacharelado em Letras (1996) pela UNIR. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Professor, Escola, Prática pedagógica, Mudanças, Identidade Cultural.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado.Tradução: Joaquim José de Moura Ramos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.

FEEREIRA NETTO, Waldemar. Tradição Oral e produção de narrativas. São Paulo: Paulistana, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo Centauro, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MEIHY, José Calos Sebe Bom. HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MOUSER, Lilian. Os Karitiana e a colonização recente em Rondônia. Monografia (Bacharelado em História) Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 1993.

PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

VANDER VELDEN, Felipe Ferreira. De volta para o passado: territorialização e “contaterritorialização” na história Karitiana.Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 1, p p. 55-65, jan.-jun. 2010.

VANDER VELDEN, Felipe Ferreira. Inquietas Companhias – Sobre os animais de criação entre os Karitiana. 2010. Tese de doutorado. Campinas: fevereiro de 2010.

WOORDWAARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomas Tadeu da. Identidade e diferença: perspectiva dos estudos culturais. (Org.). 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado

05/10/2020

Cómo citar

da Silva, G. N. (2020). Ritos de Passagem do Povo Indígena Karitiana. Afros & Amazônicos, 1(1), 91–112. Recuperado a partir de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/5673