Mitos de Origem em Quilombo Amazônico um Estudo em África e Laranjituba

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Silvandra Cardoso Gonçalves
Gustavo Henrique Barbosa
Ana D’Arc Martins de Azevedo

Resumen

Localizadas em várias regiões, as comunidades quilombolas fazem parte da paisagem brasileira, este artigo traz reflexões sobre mitos de origem de um quilombo amazônico chamado África e Laranjituba, localizado na cidade de Abaetetuba, no Pará, Brasil. Teve por base uma pesquisa de campo exploratória e descritiva, realizada em um curso de especialização entre 2015 e 2018, cujo objetivo visou refletir sobre a importância do mito de origem de comunidades quilombolas, a fim de compreender como esse mito atua na configuração do espaço étnico quilombola. A problemática em questão é: de que forma os mitos de origem apresentados pela tradição oral estabelecem a identidade de um espaço quilombola? Como metodologia foram utilizadas bibliografias que têm como objeto o grupo quilombola. Nesses trabalhos, as narrativas sobre a história do lugar expressam seu mito de origem, assim como entrevistas com os quilombolas da comunidade de estudo. A base teórica que sustenta esse trabalho está centrada na Teoria do mito, do imaginário e da memória. Destaco Barthes (1999); Anderson (2017), Maffesoli (2001).

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Detalles del artículo

Cómo citar
Gonçalves, S. C., Barbosa, G. H., & Azevedo, A. D. M. de. (2022). Mitos de Origem em Quilombo Amazônico: um Estudo em África e Laranjituba. Afros & Amazônicos, 1(5), 61–71. Recuperado a partir de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/7084
Sección
Dossiê
Biografía del autor/a

Silvandra Cardoso Gonçalves, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Graduada em História pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e especialista em Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Saberes, linguagem e práticas educacionais na Amazônia pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Gustavo Henrique Barbosa, Centro Federal de Educação Técnica e Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor do Centro Federal de Educação Técnica e Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Ana D’Arc Martins de Azevedo, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA).

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA).

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