A Escola de Preto e Samba no Pé a resistência racial do G.R.E.S. os Diplomatas do Samba

Conteúdo do artigo principal

Rita Clara Vieira da Silva
Marco Antônio Domingues Teixeira

Resumo

O presente texto é um recorte da escrita de dissertação para o Programa de Pós-graduação em História da Amazônia – PPGHAM, pertencente à Universidade Federal de Rondônia – UNIR. O tema da pesquisa são as disputas carnavalescas entre as escolas de samba Pobres do Caiari e Os Diplomatas do Samba, em Porto Velho, nas décadas de 70 e 80 do século XX. E para esse artigo o recorte escolhido foi um dos resultados da pesquisa, a questão do racismo presente no carnaval em Porto Velho à época e a resistência preta de uma Escola de Samba às tentativas de embranquecimento da cultural popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vieira da Silva, R. C., & Domingues Teixeira , M. A. (2023). A Escola de Preto e Samba no Pé: a resistência racial do G.R.E.S. os Diplomatas do Samba. Afros & Amazônicos, 2(6), 68–72. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/7446
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rita Clara Vieira da Silva, Instituto Federal do Amazônas (IFAM)

Docente do Instituto Federal do Amazônas (IFAM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm-UNIR).

Marco Antônio Domingues Teixeira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA, Universidade Federal do Pará. Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Coordenador do GEPIAA/UNIR (Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro e Amazônicos). Coordenador do CPARQH/UNIR (Centro de Pesquisa em Arqueologia e História).

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. 264 p.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKELL, G.; BAUER, M. W. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64-89.

NASCIMENTO, Ana Lídia Cardoso do; SIMONIAN, Ligia T. Lopes. A representação da ação social na prática das religiões Afro-Brasileiras e Pajelança na Pan-Amazônia. Amazônia Investiga, vol. 8, n. 24, p. 552- 560, 2019.

SEBE, José Carlos. Carnaval, carnavais. São Paulo: Ática, 1986.