Sobre a Revista
ISSN 2675-1011
DOI https://doi.org/10.29327/211038
A revista Culturas & Fronteiras é um periódico vinculado ao Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA), do Departamento de Ciências da Educação (DACE) do Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade federal de Rondônia (UNIR) e ao O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI) da Universidade Federal de Rondônia -UNIR
É aberta a comunidade acadêmica que desenvolve pesquisa sobre Currículo, Ensino, Políticas, Públicas, Linguagens, História, Literatura, Formação docente, Inclusão, Educação e Migração. Seu principal objetivo é divulgar as pesquisas realizadas na Amazônia Transfronteiriça, com intuito de aproximar pesquisadores e criar um rede para socialização de informações e de práticas educativas vividas nesses espaços, contribuindo para o empoderamento científico e o fortalecimento da pesquisa interdisciplinar e transdisciplinar na Amazônia. Nosso interesse é o de divulgar artigos, resenhas, dissertações e teses que contribuam para a reflexão e o debate acadêmico interdisciplinar sobre os estudos amazônicos.
Editora Chefe
Zuila Guimarães Cova dos Santos - UNIR/GM
Editora Adjunta
Luanna Freitas Johnson - UNIR/PPGPSI/DEPSI
Edição Atual

É com alegria que divulgamos a publicação do v11, n.1, da Revista Culturas e Fronteiras. Nesta edição apresentamos o DOSSIÊ PSICOLOGIA, DIREITOS HUMANOS E AMAZÔNIA, inaugurando assim, a parceria entre o Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA), do Departamento de Ciências da Educação (DACE) do Campus de Guajará-Mirim e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.
O presente Dossiê reúne artigos e estudos que visam iluminar a interseção entre Psicologia, Direitos Humanos e a realidade socioambiental da Amazônia. Em um cenário tão rico em biodiversidade e, ao mesmo tempo, tão vulnerável aos impactos de políticas públicas desajustadas, de mudanças climáticas e violações dos direitos de seus povos, é fundamental que a Psicologia, enquanto campo de conhecimento e prática, se posicione, oferecendo subsídios para compreender e atuar nas tensões que marcam a vida nessas localidades.