HISTÓRIA E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE IDEIAS, PENSAMENTOS, PROJETOS E  REALIZAÇÕES DO PROF. DR. DOROSNIL ALVES  MOREIRA,  EM GUAJARÁ-MIRIM (RO), NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA

Autores

  • Jane Maria Cassimiro Gonçalves universidade federal de rondônia
  • Dorosnil alves moreira Universidade Federal de Rondônia
  • Izaela de Souza Santos Universidad Federal de Rondonia
  • Auxiliadora dos Santos Pinto UNIR

DOI:

https://doi.org/10.48212/mxpfrv46

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre aspectos da trajetória do Prof. Dr. Dorosnil Alves Moreira, destacando-se as ideias, pensamentos e projetos realizados no período de 1983 a 2023, nos campos educacional, político e sociocultural, no município de Guajará-Mirim/RO. A pesquisa insere-se no campo da Educação, tendo como foco a História e a Memória, foi norteada pela seguinte problematização: de que forma o Prof. Dr. Dorosnil Alves Moreira contribuiu para o desenvolvimento educacional, político e sociocultural de Guajará-Mirim/RO, município localizado na fronteira Brasil/Bolívia? O estudo desta temática justifica-se porque ainda há poucos registros sobre a implantação do Ensino Superior em Guajará-Mirim/RO e é necessário registrar a história e a memória das personalidades históricas do município de Guajará-Mirim (RO), para promover o reconhecimento e a valorização dessas personalidades. A pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, e com a utilização do método descritivo analítico, foi desenvolvida no período de março a  junho/2025. Na coleta e análise dos dados, recorremos aos estudos da história e da memória utilizamos os seguintes procedimentos técnicos: conversas informais e formais; observação participante e entrevistas narrativas abertas, a partir da reconstituição da memória, com temáticas previamente definidas. A pesquisa foi fundamentada pelos estudos dos seguintes autores: Gil (2023)   e Guerra (2014) e pelos pressupostos teórico-metodológicos da História e da memória, tendo-se como base os estudos de: Halbwachs (2003); Borges (2009); Nora (1993); Avelar (2010) Silva (2009), Moreira (2007); Moreira (2021), dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o Prof. Dr. Dorosnil Alves Moreira desempenhou importantes funções no processo de implantação do Ensino superior e na organização política e sociocultural do município de Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil/Bolívia.

 

Palavras-chave: Ideias. Pensamentos. Realizações. Ensino Superior. Cultura local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jane Maria Cassimiro Gonçalves, universidade federal de rondônia

    Acadêmica do VIII período do curso de Pedagogia Docência, Supervisão escolar, Orientação Educacional e Gestão Escolar, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim/RO.

  • Dorosnil alves moreira, Universidade Federal de Rondônia

    Dorosnil Alves Moreira, Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professor Titular (DACE/UNIR).Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6783513041896863

  • Izaela de Souza Santos, Universidad Federal de Rondonia

    Acadêmica do VIII período do curso de Pedagogia Docência, Supervisão escolar, Orientação Educacional e Gestão Escolar, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim/RO.  

  • Auxiliadora dos Santos Pinto, UNIR

    Auxiliadora dos Santos Pinto, Doutora em Letras – Literaturas de Língua Portuguesa (IBILCE/UNESP/SJRP/2016), e Mestre em Linguística (UNIR/2005). Atua no Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem (DACL/UNIR). Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9380284076167461   ORCID. 0000-0002-6955-7849. E-mail: auxiliadorapinto@unir.br

Downloads

Publicado

01/11/2025