A CONSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA SOB A PERSPECTIVA COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.48212/c&f.v3i1.5728Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar como se constitui o processo de construção da relação universidade-escola a partir da perspectiva colaborativa, buscando refletir acerca das possibilidades e das potencialidades de ambas as instituições. O locus de constituição e interação para tal narrativa foi o grupo Formação de Professores na Amazônia Paraense - Formazon, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Utilizaram-se, para efeito de metodologia, a narrativa e a análise textual discursiva com vistas a construir múltiplos olhares sobre o estudo. Os instrumentos de coleta de dados, foram baseados na produção de diário de campo e na gravação e transcrição dos diálogos produzidos nos oito encontros realizados pelo grupo aos sábados na universidade. Concluiu-se que os dados obtidos nos encontros promoveram o protagonismo dos professores da educação básica, uma vez que esses tiveram suas atividades e ações divulgadas por meio da socialização e da produção de relatos escritos de experiências exitosas realizadas no chão da escola, além da construção de relações não hierárquicas entre os membros, possibilitando a troca de saberes significativos tanto para universidade como para a escola. Percebeu-se que as reflexões iniciadas orientarão novos caminhos de continuidade desta relação com vistas à consolidação de práticas sustentáveis e colaborativas.
Palavras-chave: Universidade-escola. Comunidades colaborativas. Formazon.
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