A CONSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA SOB A PERSPECTIVA COLABORATIVA

Autores

  • Ana hiarley Silva Andrade Universidade Federal do Oeste do Pará Ufopa, Servidora efetiva do setor administrativo, lotada no campi Juruti- Pará Brasil http://orcid.org/0000-0001-6418-0491
  • Solange Helena Ximenes Rocha Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, Santarém -Pará- Brasil. Endereço: Rua Vera Paz, s/n (Unidade Tapajós) Bairro Salé CEP 68040-255 Professora associada da Universidade Federal do Oeste do Pará. Fone 93 991416611 http://orcid.org/0000-0001-5601-7053

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v3i1.5728

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar como se constitui o processo de construção da relação universidade-escola a partir da perspectiva colaborativa, buscando refletir acerca das possibilidades e das potencialidades de ambas as instituições. O locus de constituição e interação para tal narrativa foi o grupo Formação de Professores na Amazônia Paraense - Formazon, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Utilizaram-se, para efeito de metodologia, a narrativa e a análise textual discursiva com vistas a construir múltiplos olhares sobre o estudo. Os instrumentos de coleta de dados, foram baseados na produção de diário de campo e na gravação e transcrição dos diálogos produzidos nos oito encontros realizados pelo grupo aos sábados na universidade. Concluiu-se que os dados obtidos nos encontros promoveram o protagonismo dos professores da educação básica, uma vez que esses tiveram suas atividades e ações divulgadas por meio da socialização e da produção de relatos escritos de experiências exitosas realizadas no chão da escola, além da construção de relações não hierárquicas entre os membros, possibilitando a troca de saberes significativos tanto para universidade como para a escola. Percebeu-se que as reflexões iniciadas orientarão novos caminhos de continuidade desta relação com vistas à consolidação de práticas sustentáveis e colaborativas.

Palavras-chave: Universidade-escola. Comunidades colaborativas. Formazon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana hiarley Silva Andrade, Universidade Federal do Oeste do Pará Ufopa, Servidora efetiva do setor administrativo, lotada no campi Juruti- Pará Brasil

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Santarém Brasil. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Atualmente é servidora efetiva do quadro adminstrativo da Ufopa, lotada no Campi Juruti Pará- Brasil. Campus Juruti Rua Ver. José de Sousa Andrade, S/N, Bairro São Marcos, Juruti, Pará – CEP 68170-000, E-mail: juruti@ufopa.edu.br, (93) 99199-1942

Solange Helena Ximenes Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, Santarém -Pará- Brasil. Endereço: Rua Vera Paz, s/n (Unidade Tapajós) Bairro Salé CEP 68040-255 Professora associada da Universidade Federal do Oeste do Pará. Fone 93 991416611

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1996), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Fez estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Oeste do Pará com atividades na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, formação de professores, práticas educativas, desenvolvimento profissional docente, estágio supervisionado, metodologia de ensino e aprendizagem da docência

Referências

BONDÍA-LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002

CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativas educación. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Laerte, 2008.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar – UFPR, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008.

DEWEY, Jonh. Experiência e Educação. Tradução: Renata Gaspar. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. (Coleção Textos fundantes de Educação).

FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.47-76.

FIORENTINI, Dario. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, Dario; GRANDO, Regina Celia; MISKULIN, Rosana Guiaretta Sguerra (org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 233-255.

FIORENTINI, Dario. Investigar e aprender em comunidades colaborativas de docentes da escola e da universidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 16. 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas, Unicamp. Livro 3, p. 239.

FIORENTINI, Dario. Learning and professional development of the mathematics teacher in research communities. Sisyphus Journal of Education, Campinas, v. 1, n. 3, p. 152-181, 2013.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Portugal: Porto Editora, 2001.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília DF: Líber Livro Editora, 2008.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

NÓVOA, Antonio (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote; Instituto de Inovação Educacional, 1992.

SILVA, Alessandra Neves. O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do grupo de estudo e pesquisa Formazon/Ufopa. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019.

TAUCHEN, Gionara; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 369-393, maio/ago. 2014.

XIMENES-ROCHA, Solange Helena; FIORENTINI, Dario. Formação de professores em comunidades colaborativas no interior da Amazônia. Rev. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 2, p. 267-284, abr./jun. 2018.

ZEICHNER, Kenneth. Formação de professores para a justiça social em tempos de incertezas e desigualdades crescentes. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth (org.). Justiça social: desafios para a formação de professores. Tradução: Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

28/12/2020