CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Fabiano Sales de Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v3i1.5835

Palavras-chave:

Gestão escolar, Democracia, Participação coletiva

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as práticas democráticas produzidas no ambiente escolar para a construção de uma educação participativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de Nova Mamoré, Rondônia, e realizada através de uma abordagem qualitativa, sendo caracterizada como um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras das séries iniciais do ensino fundamental da escola citada acima, sendo aplicado, como procedimento para coleta de dados, um questionário semiestruturado contendo perguntas abertas, com o intuito de obter uma melhor explanação sobre a temática de estudo por parte das professoras. Os resultados apontam que não existe uma gestão participativa na tomada de decisões de interesses educacionais coletivos, e que os educadores e a comunidade escolar são pouco consultados para as decisões, demostrando, assim, que a gestão democrática ainda é uma realidade distante desse espaço escolar. Os relatos das professoras mostram haver um distanciamento entre a gestão e o corpo docente, situação que não contribui para uma escola verdadeiramente participativa e focada na construção e na socialização de mecanismos que favoreçam um ambiente comprometido com a formação crítica dos educandos.

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Publicado

28/12/2020