SOMOS A CIDADE, A CIDADE SOMOS NÓS: ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FRONTEIRA AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.48212/c&f.v3i1.5836Palavras-chave:
Teoria. Prática. Letramentos Múltiplos. Cidade Educadora.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um projeto aplicado na Rede Pública Municipal de Guajará-Mirim, no período de setembro a dezembro de 2019, o público-alvo foram os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEIEF Cândida Maria Moura de Paula. Oportunizar ao alunos o conhecimento dos espaços culturais que a cidade possui, mostrando que é possível aprender com eles, proporcionando aos alunos a compreensão de que a cidade somos nós e nós somos a cidade, entendendo que os espaços culturais ensinam e que essa prática oferece acesso a letramentos múltiplos foi o objetivo. A metodologia adotada foi a pesquisa participante. A partir das ideias de Freire (2003) quando defende que: “a cidade é cultura, criação, não só pelo que fazemos nela e dela, pelo que criamos nela e com ela. Em Arroyo (2012) encontramos a discussão do direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. Teixeira (1959) corrobora com a discussão de que o ensino cabe a sociedade. E Roxane Rojo que faz uma abordagem profunda dos letramentos múltiplos reforçando que um dos objetivos principais da escola é a oportunidade que deve ser dada aos alunos de participar das variadas práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade. Apesar dos desafios vemos mais as possibilidades de uma cidade plena de oportunidades educativas, potencializadas com a participação social, a intersetorialidade e a inclusão, resultando em igualdade de oportunidades são razões suficientes para a sua aplicabilidade por outras escolas da rede pública municipal.