SOMOS A CIDADE, A CIDADE SOMOS NÓS: ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FRONTEIRA AMAZÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v3i1.5836

Palavras-chave:

Teoria. Prática. Letramentos Múltiplos. Cidade Educadora.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto aplicado na Rede Pública Municipal de Guajará-Mirim, no período de setembro a dezembro de 2019, o público-alvo foram os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEIEF Cândida Maria Moura de Paula. Oportunizar ao alunos o conhecimento dos espaços culturais que a cidade possui, mostrando que é possível aprender com eles, proporcionando aos alunos a compreensão de  que a cidade somos nós e nós somos a cidade, entendendo que os espaços culturais ensinam e que essa prática oferece acesso a letramentos múltiplos foi o objetivo. A metodologia adotada foi a pesquisa participante. A partir das ideias de Freire (2003) quando defende que: “a cidade é cultura, criação, não só pelo que fazemos nela e dela, pelo que criamos nela e com ela. Em Arroyo (2012) encontramos a discussão do direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. Teixeira (1959) corrobora com a discussão de que o ensino cabe a sociedade. E Roxane Rojo que faz uma abordagem profunda dos letramentos múltiplos reforçando que um dos objetivos principais da escola é a oportunidade que deve ser dada aos alunos de participar das variadas práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade. Apesar dos desafios vemos mais as possibilidades de uma cidade plena de oportunidades educativas, potencializadas com a participação social, a intersetorialidade e a inclusão, resultando em igualdade de oportunidades são razões suficientes para a sua aplicabilidade por outras escolas da rede pública municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely Furtado Roca, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-CAMPUS DE PORTO VELHO

Mestre em Educação do Programa Pós-graduação Scricto Sensu em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Porto Velho (2017); Especialista em Gestão Escolar pela Fundação Pitágoras (2013); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim (2011); Especialista em Linguagem e Educação pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim (2005); Atualmente Coordenadora Pedagógica da EMEIEF Profª Maria Liberty de Freitas da Rede Pública Municipal de Guajará-Mirim e membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas - GEIFA da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR/ Campus de Guajará-Mirim.

Área de interesse para avaliação: trabalhos que enfoquem a formação docente, alfabetização, letramento, letramentos múltiplos, cidades educadoras, teoria e prática, cidadania.

Downloads

Publicado

28/12/2020