PLANTANDO PALAVRAS: SEMEANDO APRENDIZAGEM, REGANDO COM AMOR E COLHENDO POEMAS

Autores

  • Aracely Thaís Lima Assunção Universidade Federal de Rondônia
  • Luanna Freitas Johnson
  • Thaís Alicea Brito

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v3i1.5838

Palavras-chave:

Educação Infantil, Poema, Aprendizagem.

Resumo

Na Educação Infantil inicia-se o processo de alfabetização, e nesta etapa a aprendizagem necessita ser prazerosa, lúdica e construída. A criança deve ser sujeita ativo. E, ao repensar ações e buscar possibilidades de ensino-aprendizagem efetivas, nasceu o projeto Plantando Palavras, realizado com alunos de duas turmas de Educação Infantil, De um modo geral o projeto teve como objetivo incentivar nas crianças o encantamento por diferentes poemas, desenvolver a oralidade, raciocínio, atenção e proporcionar através da Língua Brasileira de Sinais melhorias para o processo de inclusão da pessoa surda. Utilizou-se diferentes recursos durante as aulas: vídeos, recital de poesia, cordel, passeio, miniaulas de Libras e piquenique. Logo, o projeto resultou em aprendizagens mais significativas, e maior participação dos alunos. Também, a participação das famílias contribuiu consideravelmente para o êxito do projeto. O contato com a Libras e com sujeito surdo possibilitou a expansão da língua e o incentivo ao respeito e empatia com a comunidade surda.

 

Palavras-chave: Educação Infantil; Poema; Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Aracely Thaís Lima Assunção, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus Guajará-Mirim. Membro do GEIFA

Luanna Freitas Johnson

Doutora em Educação Dinter UEM/UNIR e docente do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim. Membro do GEIFA.

Thaís Alicea Brito

Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim. Membro do GEIFA

Referências

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Publicado

28/12/2020