O USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: um estudo sobre o uso do celular em sala de aula em uma Escola Pública Estadual no município de Nova Mamoré-RO
DOI:
https://doi.org/10.48212/c&f.v3i1.5843Palavras-chave:
Tecnologias, Celular, Prática pedagógica.Resumo
O objetivo da pesquisa foi investigar o uso do celular na prática pedagógica dos docentes deuma escola pública da Rede Estadual de Ensino do Município de Nova Mamoré, estado de Rondônia. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa, tendo os questionários como técnica para coletar os dados. Foram aplicados questionários para 05 professores do ensino fundamental e médio de uma Escola Estadual. Os referenciais teóricos que subsidiaram o trabalho foram: Britto e Purificação, Moran e Demo. Os resultados apontam que os professores utilizam o celular em sua prática pedagógica, mas afirmam que necessitam de mais formação sobre o uso das tecnologias. Constatou que o uso dessa mídia pelos professores em suas práticas, ainda acontece da forma muito limitada, ainda esporadicamente, há uma necessidade de que o potencial e recursos ofertados por estas sejam utilizados com maior frequência pelos professores.
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Referências
Perrenoud (2000, p. 128 e139) salienta,
Formar para a nova tecnologia é formar o julgamento, o senso crítico o pensamento hipotético e dedutivo. [...]. Uma cultura tecnológica de base também é a evolução dos instrumentos (informática e hipermídia), as competências e a relação que a escola pretende formar. [...] A verdadeira incógnita é saber se os professores irão apossar-se das tecnologias como um auxílio do ensino, para dar aulas cada vez mais bem ilustradas por apresentações multimídias ou para mudar de paradigma e concentrar-se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.
Imbernón afirma que o desenvolvimento profissional do professor não se dá apenas na formação inicial, mas também “deve apoiar-se em uma reflexão dos sujeitos sobre sua prática docente [...] que consiste em descobrir, organizar, fundamentar, revisar e construir a teoria” (2011, p. 51).
a aquisição da informação, dos dados, dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer, hoje, dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o principal papel – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los (MORAN, 2000, p. 29).