O USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: um estudo sobre o uso do celular em sala de aula em uma Escola Pública Estadual no município de Nova Mamoré-RO

Autores

  • Ely Sandra Carvalho de Oliveria Secretaria Municipal de Educação de Nova Mamoré, supervisora Escolar.
  • Gerry Salvaterra Lara Secretaria Estadual de Educação de Rondônia-SEDUC, Pedagogo.

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v3i1.5843

Palavras-chave:

Tecnologias, Celular, Prática pedagógica.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar o uso do celular na prática pedagógica dos docentes deuma escola pública da Rede Estadual de Ensino do Município de Nova Mamoré, estado de Rondônia. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa, tendo os questionários como técnica para coletar os dados. Foram aplicados questionários para 05 professores do ensino fundamental e médio de uma Escola Estadual. Os referenciais teóricos que subsidiaram o trabalho foram: Britto e Purificação, Moran e Demo. Os resultados apontam que os professores utilizam o celular em sua prática pedagógica, mas afirmam que necessitam de mais formação sobre o uso das tecnologias.  Constatou que o uso dessa mídia pelos professores em suas práticas, ainda acontece da forma muito limitada, ainda esporadicamente, há uma necessidade de que o potencial e recursos ofertados por estas sejam utilizados com maior frequência pelos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Sandra Carvalho de Oliveria, Secretaria Municipal de Educação de Nova Mamoré, supervisora Escolar.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia, possui Graduação em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e Disciplinas Pedagógicas pela Universidade Federal de Rondônia (2003). Especialização em Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (2008) e Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2012). Tem experiência como Professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação Superior, Supervisora Escolar e Técnica Pedagógica. Atuou como formadora de professores alfabetizadores nos anos de 2013 a 2016. Atualmente é estatutária - Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia e Secretaria Municipal de Educação de Nova Mamoré, atuando como Supervisora Escolar. https://orcid.org/0000-0002-1411-6181

Gerry Salvaterra Lara, Secretaria Estadual de Educação de Rondônia-SEDUC, Pedagogo.

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia,Pedagogo da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Rondônia-SEDUC.  Atualmente é Secretário Municipal de Educação de Nova Mamoré. Tem experiência como gestor escolar e professor de Ensino fundamental e médio.

Referências

Perrenoud (2000, p. 128 e139) salienta,

Formar para a nova tecnologia é formar o julgamento, o senso crítico o pensamento hipotético e dedutivo. [...]. Uma cultura tecnológica de base também é a evolução dos instrumentos (informática e hipermídia), as competências e a relação que a escola pretende formar. [...] A verdadeira incógnita é saber se os professores irão apossar-se das tecnologias como um auxílio do ensino, para dar aulas cada vez mais bem ilustradas por apresentações multimídias ou para mudar de paradigma e concentrar-se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.

Imbernón afirma que o desenvolvimento profissional do professor não se dá apenas na formação inicial, mas também “deve apoiar-se em uma reflexão dos sujeitos sobre sua prática docente [...] que consiste em descobrir, organizar, fundamentar, revisar e construir a teoria” (2011, p. 51).

a aquisição da informação, dos dados, dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer, hoje, dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o principal papel – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los (MORAN, 2000, p. 29).

Downloads

Publicado

28/12/2020