ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: uma análise das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais em duas escolas públicas municipais de Nova Mamoré-RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v5i1.6382

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Ensino remoto, Prática docente

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as práticas de alfabetização e letramento no ensino remoto, mediadas pelas tecnologias digitais em duas Escolas Públicas Municipais do Campo, no município de Nova Mamoré-RO. A pesquisa, do tipo bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa foi realizada no período de março de 2021, tendo como técnica de coleta de dados a aplicação de questionários de pesquisa, com quatro questões abertas e quatro fechadas, aplicados para trinta e quatro professores do ensino fundamental I (de 1º ao 5º anos). Os resultados da pesquisa apontaram inúmeras dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no ensino remoto. As professoras entrevistadas relataram que as crianças que estão aprendendo, de forma mais eficaz, são aquelas cujos pais auxiliam nas atividades e têm acesso à internet para interagir e desenvolver as atividades propostas. Dentre as principais dificuldades identificadas, destacam-se: a dificuldade do acesso à internet e a falta de equipamentos tecnológicos por parte dos alunos, o que dificulta, sobremaneira, o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. Outra questão confirmada foi que o aprendizado da maioria das crianças está acontecendo de forma lenta, tendo em vista que os pais não têm condições de auxiliar os filhos nas atividades escolares. Desse modo, destaca-se a participação dos pais é primordial nesse processo pedagógico, no qual professores e pais estão sendo os mediadores da aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELY SANDRA CARVALHO DE OLIVEIRA

Mestra em Educação do Programa Pós-graduação Scricto Sensu em Educação

AUXILIADORA DOS SANTOS PINTO, UNIR

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, Posicionamento da ABALF sobre a reposição de aulas remotas na Educação Básica. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.abalf.org.br/posicionamentos. Acesso em 25 de março de 2021.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 05/2020.

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Acesso no dia 26 de abril de 2021. Pesquisa revela dados sobre tecnologias nas escolas — Inep (www.gov.br)

SOARES, Magda. Letramento. Um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

KLEIMAN, Angela. Preciso ensinar o “letramento”? Não basta ensinar a ler e a escrever?. 1. ed. Campinas: Ministério da Educação/Unicamp, 2005.

LIMA, Ana; CATELLI JN, Roberto. Ação Educativa. Instituto Paulo Montenegro. Indicador de Alfabetismo Funcional, INAF. Brasil, 2018.

UNESCO (2020). Disponível em: Educação: da interrupção à recuperação. Disponível em: Suspensão das aulas e resposta à COVID-19 (unesco.org). Acesso em 18 de março de 2021.

MOLICA, Maria Cecília; LEAL, Marisa. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola editorial, 2009.

SANTOS, B.S. A cruel pedagogia do vírus. [e-book]. Coimbra: Edições Almeidina, 2020.Disponível em: https://www.cpalsocial.org/documentos/927.pdf. Acesso em 06 de abril de 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TOKARNIA, Mariana. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em 30 de novembro do 2020.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 37, 2007.

SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas.

VYGOSTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

17/01/2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Infâncias e Cultura escolar: tempos, espaços e linguagens