A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: RESSIGNIFICANDO A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.48212/c&f.v4i1.6386Palavras-chave:
Reflexão pedagógica, Trabalho colaborativo, Liderança pedagógica, PandemiaResumo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, no início de 2020, devido ao surto pandêmico do COVID-19 que repercutiu na vida das pessoas, exacerbando as desigualdades sociais. No âmbito da educação escolar, o ensino presencial foi suspenso bruscamente, acarretando dúvidas e novos desafios para toda a sociedade. Algumas transformações vêm acontecendo e intensificando as disparidades entre o processo de ensino e aprendizagem das escolas privadas em relação às escolas públicas, devido às condições socioeconômicas destes estudantes. Diante desse cenário, faz-se necessário pensarmos e buscarmos novas alternativas e ações que acarretem mudanças na configuração escolar. Conscientes de que a reflexão docente é essencial para ressignificar a ação pedagógica no contexto pandêmico, dentre outras ações, construímos o “Projeto Jornada Pedagógica”. Pensado de forma colaborativa pela coordenação pedagógica, pela gestão escolar e pelos professores da Escola Municipal Professor Ricardo Gama, em Recife. Teve como intuito central promover momentos de bem estar e formação continuada para apoiar os professores no enfrentamento dos desafios educacionais advindos do contexto pandêmico. Utilizou-se diferentes recursos na dinâmica do projeto: formação continuada por lives, com temáticas demandadas pelos professores, parceria com profissionais de diversas áreas (Arte, Saúde,Tecnologia da Informação e Comunicação) e acompanhamento sistemático do trabalho realizado de forma colaborativa pelos professores.
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