INFÂNCIAS, DIFERENTES ABORDAGENS: DA BNCC A EMMI PIKLER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v5i1.6598

Palavras-chave:

Educação Infantil, Infâncias, Brincar, Cuidar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo com foco nos direitos das crianças, a partir dos estudos envolvendo as infâncias, do nascimento aos 5 anos de idade. Trata-se de uma abordagem qualitativa decorrente de uma pesquisa documental e bibliográfica com a intenção de apresentar os referenciais que propiciaram as transformações envolvendo ações com as crianças desta faixa etária. Os documentos que subsidiaram este estudo foram a Constituição de 1988; o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); a Lei de Diretrizes e Bases (LDB); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Dcnei); o Plano Nacional de Educação; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros. A bibliografia utilizada tem como referência a proposta da pediatra húngara Emmi Pikler, desenvolvida pela associação Pikler-Lóczy, com uma nova abordagem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança (FALK, 2016) e a ressignificação do conceito de cuidar, proposto por Noffs (2002), Noffs e André (2018), e Appell e David (2021).  Estes estudos evidenciaram que a BNCC deverá ser constantemente atualizada com novos avanços envolvendo a infância e neste artigo pela abordagem Pikler a partir da concepção de educar saudável ressignificando o conceito de cuidar do corpo, de seu desenvolvimento socioemocional e da relação adulto referência e criança.

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Biografia do Autor

NEIDE AQUINO NOFFS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP

Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP), Psicopedagoga, Professora titular do departamento Formação Docente, Gestão e Tecnologias. Coordenadora do Pibid-PUC-SP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo na linha de pesquisa Formação de Educadores. Líder de pesquisa CNPQ em educação infantil e o brincar.

CÁSSIA ÁVILA DUARTE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP

Mestranda em Educação: Currículo (PUC-SP), Psicopedagoga (PUC-SP), Pedagoga (Oswaldo Cruz). Diretora escolar - Educação Infantil.

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Publicado

17/01/2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Infâncias e Cultura escolar: tempos, espaços e linguagens