LABORATÓRIOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: MOTIVAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • EDNA MARIA CORDEIRO Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • CLEIDIMARA ALVES Secretaria Estadual de Educação - SEDUC e Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho - SEMED
  • MARIA ROSANA DO NASCIMENTO Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • CÉLIO JOSÉ BORGES Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Programa de pós-graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v5i1.6599

Palavras-chave:

Laboratórios Pedagógicos, Educação Física, Educação Infantil, Motivação e Socialização

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de um recorte da pesquisa de monografia que buscou compreender como os laboratórios de Educação Física contribuem para os processos de motivação e socialização, de crianças da Educação Infantil, de uma escola confessional da cidade de Porto Velho – RO. Com base no objeto de estudo, definiu-se como problema de pesquisa: Em que medida os laboratórios pedagógicos realizados por alunos-professores de Educação Física contribuem para motivação e socialização de alunos da Educação Infantil? Para o estudo de caso, Ventura (2007), Ludke e André (1986) foram os referenciais. Em relação aos laboratórios pedagógicos foi utilizado o Currículo Mínimo - RJ (2013); sobre a Educação Física Escolar utilizou-se a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), além do Caderno de Orientações Pedagógicas da UNDIME/RO (2020); e sobre a motivação e socialização utilizou-se Maciel (2014), Santomé (2001) e Borges (1999). Em seus aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, pesquisa documental e questionários aplicados. Quanto aos resultados obtidos através dos dados dos questionários, na perspectiva de que se pudesse ter a voz e o olhar das professoras e gestora sobre os laboratórios de Educação Física realizados, estes revelaram que as crianças gostaram bastante das aulas de Educação Física realizadas pelos alunos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), bem como relataram a importância desses laboratórios e suas contribuições para os alunos, para a escola e para os próprios alunos-professores.

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Biografia do Autor

CLEIDIMARA ALVES, Secretaria Estadual de Educação - SEDUC e Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho - SEMED

Mestre em Educação, Graduada em Educação Física, Professora da SEDUC e SEMED de Porto Velho.

MARIA ROSANA DO NASCIMENTO, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR

CÉLIO JOSÉ BORGES, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Programa de pós-graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação

professor Titular do Departamento de Educação Física da UNIR, Líder do Grupo de pesquisa - Centro de Estudos e Pesquisas do Humanismo Ikeda - CEPHIK  e Vice-líder do Grupo de Pesquisa do Desenvolvimento e da Cultura Corporal – GDECC.

 

Referências

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Publicado

17/01/2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Infâncias e Cultura escolar: tempos, espaços e linguagens