O DESAFIO PEDAGÓGICO DA GERAÇÃO ALPHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v5i1.6682

Palavras-chave:

Geração Alpha, práticas pedagógicas, ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o estudo da Geração Alpha e seguiu os critérios de pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal ferramenta o levantamento de variadas abordagens de ensino e de práticas pedagógicas voltadas para tal geração. Dentre as obras pesquisadas, destacam-se as dos seguintes autores: McCrindle (2014), Bauman (2001), Moran, Masetto e Behrens (2000) e Zimmerman, Bonner e Kovach (1996), Prensky (2010). A Geração Alpha é composta por crianças nascidas após o ano de 2010, que apresentam como característica predominante a espontaneidade, curiosidade, independência, autonomia, egocentrismo, inteligência e hiperconectividade. As práticas pedagógicas pensadas para essa geração precisam ser elaboradas para atender às suas singularidades e particularidades de aprendizagem, respeitando seu ritmo e perfil, buscando potencializar o desenvolvimento de suas competências. Os docentes devem ser capacitados, de preferência, com a inserção de saberes relacionados à área da neurociência, o que promoverá um aprimoramento do conhecimento das estruturas cerebrais das crianças e de seu funcionamento em relação ao aprendizado, contribuindo, assim, com a elaboração de práticas pedagógicas personalizadas, contextualizadas, motivantes e enriquecedoras.

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Biografia do Autor

GLADYS ROBERTA GARCIA, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Educação
Docente dos Cursos de Graduação em Pedagogia e Letras e da Pós-graduação Lato sensu da Universidade Anhembi Morumbi

TATIARA HELENA MARQUES LABRE, Universidade Anhembi Morumbi

Graduanda em Pedagogia, orientanda de Iniciação Científica e bolsista do PIBIC.

Referências

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Publicado

17/01/2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Infâncias e Cultura escolar: tempos, espaços e linguagens