O DESAFIO PEDAGÓGICO DA GERAÇÃO ALPHA
DOI:
https://doi.org/10.48212/c&f.v5i1.6682Palavras-chave:
Geração Alpha, práticas pedagógicas, ensino e aprendizagem.Resumo
O presente artigo tem como objetivo o estudo da Geração Alpha e seguiu os critérios de pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal ferramenta o levantamento de variadas abordagens de ensino e de práticas pedagógicas voltadas para tal geração. Dentre as obras pesquisadas, destacam-se as dos seguintes autores: McCrindle (2014), Bauman (2001), Moran, Masetto e Behrens (2000) e Zimmerman, Bonner e Kovach (1996), Prensky (2010). A Geração Alpha é composta por crianças nascidas após o ano de 2010, que apresentam como característica predominante a espontaneidade, curiosidade, independência, autonomia, egocentrismo, inteligência e hiperconectividade. As práticas pedagógicas pensadas para essa geração precisam ser elaboradas para atender às suas singularidades e particularidades de aprendizagem, respeitando seu ritmo e perfil, buscando potencializar o desenvolvimento de suas competências. Os docentes devem ser capacitados, de preferência, com a inserção de saberes relacionados à área da neurociência, o que promoverá um aprimoramento do conhecimento das estruturas cerebrais das crianças e de seu funcionamento em relação ao aprendizado, contribuindo, assim, com a elaboração de práticas pedagógicas personalizadas, contextualizadas, motivantes e enriquecedoras.
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