CURRÍCULO ESCOLAR INCLUSIVO

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE NOVA MAMORÉ/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6929

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre os pressupostos curriculares na perspectiva da Educação Inclusiva. A investigação parte do seguinte problema de pesquisa: De que modo professores da Educação Básica concebem um currículo escolar inclusivo e sua implementação no cotidiano escolar? Para tanto, estabelece como objetivo geral: analisar as concepções de professores sobre currículo escolar inclusivo de um município do Estado de Rondônia. Somado a isso, o estudo tem como objetivos específicos: (i) identificar conceitos pertinentes ao currículo escolar inclusivo; (ii) apresentar e analisar as concepções de professoras de uma escola municipal de Rondônia sobre currículo inclusivo no cotidiano da sala de aula. Define como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa envolvendo a participação de seis professoras. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos questionários e entrevistas, a qual os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Foram organizadas três categorias, a saber: a) Perfil dos participantes; b) Concepção de currículo inclusivo; e c) Implementação do currículo na perspectiva inclusiva. Dentre os resultados e discussão, as docentes indicaram os seguintes aspectos utilizados: atividades adaptadas ou adaptações curriculares, nível de aprendizagem, reconhecimento sobre tempos diferentes de aprendizagem, recursos diversificados, modos diversos de ação e expressão da aprendizagem, modos diversos de apresentação do conteúdo são aspectos que se aproximam da abordagem curricular inclusiva.  A pesquisa oferece uma contribuição para à área da educação inclusiva, em especial, no que tange ao currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Sales de Aguiar, UNIR

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Campus de Porto Velho, Professor da Rede Pública Municipal de Nova-Mamoré, RO, Pesquisador do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas- GEIFA do Departamento de Ciências da Educação (DACE) do Campus de Guajará Mirim, UNIR, Editor da Revista Culturas e Fronteiras, UNIR. Endereço Eletrônico: fabiano.aguiar@unir.br, Lattes: http://lattes.cnpq.br/8748562962039270

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, UNIR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestra em Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica (GPAM). Docente do Departamento de Ciências e Educação (DECED) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Ariquemes. Endereço Eletrônico: jacqueline.prais@unir.br  Lattes: http://lattes.cnpq.br/5351398531043105, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3658-7021.

Rosely Furtado Roca, UNIR

[1] Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Campus de Porto Velho , Especialista em Linguagem e Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Campus de Guajará-Mirim, Especialista em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Campus de Guajará-Mirim, Graduada em Pedagogia (UNIR), Professora da Rede Pública Municipal de Guajará-Mirim, Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas- GEIFA do Departamento de Ciências da Educação (DACE) do Campus de Guajará-Mirim, UNIR, Editora da Revista Culturas e Fronteiras, UNIR. Endereço Eletrônico: roselymestra@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/7090866332167215.

Downloads

Publicado

07/08/2022