LA TIGRESA MOVIMA:

REPRESENTAÇÕES DA MEMÓRIA E DO IMAGINÁRIO AMAZÔNICO NA LITERATURA BOLIVIANA DA/NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

Autores

Resumo

 

RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma análise sobre os elementos do imaginário amazônico presentes no conto, “La tigresa movima”, de autoria da escritora boliviana Gaby Cuéllar Camacho, uma vez que temos por hipótese a afirmativa de que há nestes relatos um intercurso entre o imaginário simbólico amazônico, através da relação do sujeito amazônico para com o espaço fronteiriço em que ele vive. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa, realizada a partir do método descritivo-analítico. Para atingir o objetivo proposto, buscamos subsídios nos estudos dos autores: Loureiro (2015); Albuquerque et ali (2015); Agier (2015); Pesavento (2002); Halbwachs (2003); Bhabha (1998); e outros. Os resultados confirmam nossa hipótese de que na narrativa em tela subsistem elementos do imaginário e da cultura amazônica, da região da fronteira Brasil/Bolívia. Além disso, o estudo do tema é relevante porque contribuirá para a compreensão das narrativas tecidas em um contexto sociocultural rico em reverberações amazônicas ainda pouco desveladas.

 

[1] Doutora em Letras- Literaturas de Língua Portuguesa, pelo IBILCE/UNESP/SJRP. Mestre em Linguística, pela UNIR/Câmpus de Guajará-Mirim. Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem do Câmpus de Guajará-Mirim, da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos interdisciplinares das fronteiras amazônicas-GEIFA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Chao Ojopi Simo, UNIR

Aluna do Curso de Mestrado em Estudos Literários, do PPGMEL. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, Câmpus Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas-GEIFA.

Auxiliadora dos Santos Pinto, UNIR

Doutora em Letras- Literaturas de Língua Portuguesa, pelo IBILCE/UNESP/SJRP. Mestre em Linguística, pela UNIR/Câmpus de Guajará-Mirim. Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem do Câmpus de Guajará-Mirim, da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos interdisciplinares das fronteiras amazônicas-GEIFA.

Downloads

Publicado

14/01/2023