Editorial

Autores

Resumo

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DIFERENTES CONTEXTOS

 

Nossa 7ª edição da revista Culturas & Fronteiras que tem como título A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DIFERENTES CONTEXTOS apresenta os escritos de pesquisadores sobre seus objetos de estudos em diferentes áreas do conhecimento. Nesse projeto editorial destacamos a experiência científica e o conjunto de atividades que envolvem ao mesmo tempo uma base teórico-metodológica, o exercício da investigação científica, a escrita e o posicionamento do investigador. Consideramos que a Pesquisa precisa estar integrada à vida universitária desde a graduação e não apenas na pós-graduação, via mestrado e doutorado, como muitas instituições de ensino Superior se organizam para promover. O desejável seria que a atividade de investigação estivesse presentes em toda á vida acadêmica. Assumida em um processo coletivo onde o acadêmico é o sujeito responsável por sua relação com os outros, uma relação apoiada em constantes reflexões sobre o mundo que o cerca e o qual ele também faz parte.

Nesse sentido, estimular a pesquisa para uma busca do desconhecido favorece o conhecimento de si, dos outros e do mundo. Portanto, ela não tem uma finalidade em si mesma. A sua importância está diretamente relacionada à construção de um saber que favoreça à vida por meio de processos de emancipação dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuila Guimarães Cova dos Santos, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), possui graduação em Pedagogia é Psicopedadagoga (UNIR/RO), especialista em Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Tenologias na Educação. Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR/RO). Atua na Educação a Distância, na Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação, desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas da Educação, Linguagens, Formação de Professores, Tecnologias Aplicadas a Educação, Escola de Fronteira e Migrações. Coordenou projeto "Observatório da Imigração na Fronteira" abrangendo a fronteira norte das cidades-gêmeas da Guajará-Mirim - BRASIL e Guayaramerin - BOLÍVIA, é líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA).

Gislaina Rayana Freitas dos Santos, UNIR

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UNIR), Especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD (FAEL), Especialista em História Cultura Africana e Afro-brasiliera (IFAM). Licenciada em Pedagogia e em Matemática (UNIR/UNINTER), Editora da Revista Cultura & Fronteiras, Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares da Amazônia-GEIFA. E-mail: gislainasantos08@gmail.com.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7390210353402850 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0779-5411

Downloads

Publicado

14/01/2023