O NOVO NORMAL:

A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NO COMPORTAMENTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES

Autores

Resumo

A pandemia da Covid-19, declarada em 2020 pela OMS provocou a necessidade de adoção de medidas estratégicas e a formatação de novas configurações para conter a propagação da doença. As medidas em âmbito geral culminaram em mudanças significativas no comportamento cotidiano da população, que passou a buscar novas formas de ressignificar suas ações. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho foi investigar a mudança comportamental de professores da Educação Infantil na adoção de novos hábitos diante do cenário pandêmico e suas implicações psicológicas e os objetivos específicos foram identificar de que forma esses professores têm ressignificado a vida em busca da manutenção do equilíbrio emocional; compreender os comportamentos adquiridos com a Pandemia após a ressignificação e proporcionar uma reflexão acerca dos efeitos na saúde mental desses professores diante da Pandemia. O estudo teve como base o método qualitativo descritivo, o instrumento foi a entrevista presencial estruturada, com seis professores de Educação Infantil do município de Porto Velho, sendo três da rede pública e três da rede privada, que estiveram em isolamento social. Os dados foram organizados em categorias baseando-se ao modelo referencial de Bardin, sendo elas: o domínio na utilização de tecnologias; os impactos da Pandemia na vida do professor de Educação Infantil e saúde mental dos professores de Educação Infantil. Pode-se concluir que os desafios de transformar o ensino presencial em remoto na Educação Infantil somadas ao contexto da Pandemia, mostraram-se tendenciosos a desenvolver doenças psíquicas tanto na rede pública como na privada.

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Biografia do Autor

Juracy Machado Pacífico, UNIR

Doutora em Educação (UNESP), e Mestre em Psicologia (USP). Atua no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACED/UNIR), Professora do PPGEEProf/UNIR e PGEDA/UFOPA. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3051710228899281 ORCID: 0000-0003-0486-874X E-mail: juracypacifico@unir.br

Diana Campos Fontes Arcanjo, UNIR

Diana Campos Fontes Arcanjo, Doutoranda em Educação (PGDA/UFOPA/EDUCANORTE), Mestre em Psicologia (UNIR), Atua como Psicóloga Escolar (SEDUC-RO), Porto Velho-RO. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9285413625064845, ORCID: 0000-0002-3724-6536. E-mail:fontesarcajodiana@gmail.com

Samara Ferreira da Silva, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura Municipal de Porto Velho

Mestre em Educação (UTIC), Especialista em Gestão Escolar e LIBRAS e Educação de Surdos, Psicóloga (FIMCA) Pedagoga (FARO). Orientadora Educacional da Rede Municipal de Ensino do Município de Porto Velho. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9554162029260458 bem como do ORCID: 0000-0002-4459-8863 E-mail: samarasfs13@gmail.com

Maria Antônia do Nascimento, Sociedade de Portos e Hidrovias do Governo do Estado de Rondônia

Psicóloga (FIMCA) Graduação em Jornalismo (UNIRON). Publicidade e Propaganda (UNIRON) Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Atua como Chefe de Gabinete na Sociedade de Portos e Hidrovias do Governo do Estado de Rondônia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4337378895929768 ORCID: 0000-0002-9588-4544 E-mail: antonia.nascimento2829@gmail.com

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Publicado

14/01/2023