PERCEPÇÃO DE DIRETORES ACERCA DAS ATRIBUIÇÕES NA GESTÃO PEDAGÓGICA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE GUAJARÁ-MIRIM (RO)

Autores

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como diretores percebem as atribuições pedagógicas que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Guajará-Mirim (RO). A metodologia adotada nesta investigação foi a abordagem quantiqualitativa, pois possibilitou à pesquisadora qualificar e atribuir sentidos a seu objeto de estudo com os diretores escolares da rede pública municipal de Guajará-Mirim. O questionário contém proposições sobre a caracterização da escola, Legislação Educacional e elaboração do Projeto Político- Pedagógico (PPP), e da participação do diretor nas ações pedagógicas e da promoção da participação dos diversos segmentos nas ações pedagógicas, os tipos de pesquisas adotadas foram a bibliográfica e a pesquisa de campo. A análise dos dados foi de forma quantiqualitativa e desenvolvida após a coleta de informações obtidas dos diretores participantes. As reflexões foram fundamentadas a partir dos pensamentos de autores como: Luck (2013); Veiga (2004); Libâneo (2008); Vieira (2006), dentre outros. Concluímos ser de suma importância que o diretor tenha a percepção de que a sua função possui uma característica genuinamente interativa – isto é, está a serviço das pessoas e da organização escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Pedagógica. Escolas Públicas. Diretores.

Biografia do Autor

  • Rosely Furtado Roca, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-CAMPUS DE PORTO VELHO

    Mestre em Educação do Programa Pós-graduação Scricto Sensu em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Porto Velho (2017); Especialista em Gestão Escolar pela Fundação Pitágoras (2013); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim (2011); Especialista em Linguagem e Educação pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim (2005); Atualmente Coordenadora Pedagógica da EMEIEF Profª Maria Liberty de Freitas da Rede Pública Municipal de Guajará-Mirim e membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas - GEIFA da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR/ Campus de Guajará-Mirim.

    Área de interesse para avaliação: trabalhos que enfoquem a formação docente, alfabetização, letramento, letramentos múltiplos, cidades educadoras, teoria e prática, cidadania.

Downloads

Publicado

31/07/2024