UMA FANTÁSTICA VIAGEM AO MUNDO DA LEITURA

Autores

  • Edvania Rodrigues Quintão Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA)
  • Emanuely Rodrigues Quintão

Resumo

A escola tem grande responsabilidade no processo de ensino e aprendizagem, cabe a ela nortear o aluno no processo de leitura conduzindo ao mundo letrado, oportunizando a reflexão na construção do conhecimento. Tendo por objetivo principal compreender como a escola apresenta os diferentes gêneros textuais aos alunos de modo que venha despertar o gosto pela leitura. Pois, quanto mais soubermos sobre o gênero do texto, as intenções do autor e sobre o próprio tema, tanto mais eficiente será a leitura. Cabe a escola desmistificar esse pensamento contribuindo com a formação de alunos não apenas alfabetizados, mas também letrados. Formar jovens e adultos letrados é dar-lhes instrumentos para obter informações, atualizar-se, lutar por um emprego, conhecer o ponto de vista de pessoas próximas ou distantes, e ainda viver emoções e aventuras narradas pelos autores de obras literárias. Desse modo compreende-se que formar alunos letrados, não apenas alfabetizados, tanto crianças quanto jovens e adultos, precisam ter contato com diversos tipos de textos presentes na vida social. O momento da leitura é um momento especial, o professor pode criar um ambiente de afetividade, de aproximação e magia, e a sala de leitura é o lugar ideal para isso. A pesquisa nos permitiu refletir que as pessoas têm diferentes ritmos de aprendizagem, motivações, necessidades e desejos. Concluimos que quando motivados de forma planejada a leitura torna-se pazerosa e ler passa a ser um hábito no cotidiano de cada individuo. Enfim ressaltamos a importancia de se pensar em uma formação para os professores em Eja com a oferta da língua estrangeira em especial espanhol, por ser fronteira com a Bolivia e que ao respeitar e valorizar a língua e a cultura desses estudantes, promove-se o sentimento de pertencimento.

Biografia do Autor

  • Edvania Rodrigues Quintão, Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA)

    Edvania Rodrigues Quintão. Graduada em pedagogia. Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas – GEIFA-UNIR. E-mail: edvania.em@hotmail.com

  • Emanuely Rodrigues Quintão

    Emanuely Rodrigues Quintão. Bacharel em Gestão Ambiental. Universidade Federal de Rondônia -UNIR. E-mail: emanuelyquintao.em@gmail.com

     

Downloads

Publicado

31/07/2024