A PSICOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO NORTE
Resumo
Este trabalho é resultado de uma experiência de estágio básico do curso de Psicologia, realizada na Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis de uma instituição federal de Ensino Superior no norte do Brasil. O foco da observação-participante foi a atuação do psicólogo no contexto da Assistência Estudantil, com o objetivo de compreender o papel do psicólogo nesse espaço diante das demandas do Ensino Superior e a importância da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Para o levantamento de informações foi utilizada uma pesquisa bibliográfica sobre a Assistência Estudantil no Ensino Superior e a inserção da Psicologia nesse campo, bem como a observação-participante e entrevista com a psicóloga da universidade. O relato destaca o acolhimento psicológico à comunidade acadêmica, principais demandas da universidade, limitações e contribuições da atuação do psicólogo nesses espaços e as possibilidades de atuação da psicologia nesse campo. Além disso, discute os desafios da psicologia na universidade, destacando o risco de ter uma abordagem excessivamente clínica e individualizante, caso o papel do psicólogo não seja claramente definido. Observou-se que as estratégias de intervenção possíveis dentro da Assistência Estudantil, devem contribuir para o fortalecimento da atuação dos psicólogos no Ensino Superior, um campo ainda em desenvolvimento, mas, com a perspectiva de abrir novos caminhos para futuros estagiários, como a proposta de oferta de estágio supervisionado.
Palavras-chave: Estágio em Psicologia; Assistência Estudantil; Ensino Superior; Psicologia Escolar Crítica; Política Nacional de Assistência Estudantil.