A AÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO HEURÍSTICO DAS AÇÕES DO PIBID

RELATOS SOBRE OS IMPACTOS DE UMA MUDANÇA FORÇADA

Autores/as

  • Leila Raquel Costa Carvalho
  • Francisco Alberto Moraes Viana Júnior
  • Ismael Araújo Monteiro
  • Rayane Rocha Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.48212/9bwsb143

Resumen

Este artigo é fruto das experiências adquiridas durante as atividades de supervisão docente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa. Tem-se por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a realização das ações do programa no ano de 2021, ainda sob os impactos da pandemia da Covid-19. Para tanto, conta-se com uma revisão bibliográfica na perspectiva dos conceitos de ação pedagógica, sequência didática e conteúdos procedimentais, acompanhados dos registros de diário de bordo realizados durante as atividades de supervisão docente. Salienta-se ao final das exposições que as implicações impressas nas experiências dos bolsistas, no contexto de um ensino marcado por profundas alterações na rotina escolar decorrentes das medidas de contenção da pandemia, foram caracterizadas por um processo de construção do conhecimento no qual os bolsistas não eram os únicos estranhos a uma realidade a ser desvendada à luz da pesquisa e da investigação. Mas todos: bolsistas e professores eram igualmente estranhos ao mesmo contexto de incertezas e descobertas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leila Raquel Costa Carvalho

    Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Especialista em Educação Especial e Libras pela Faculdade Entre Rios do Piauí – FAERPI. lraquelcckell@gmail.com 

  • Francisco Alberto Moraes Viana Júnior

    Graduado em Linguagens e Códigos - Música - Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias

    Inovadoras Aplicadas à Educação.

  • Ismael Araújo Monteiro

    Graduado no Curso de Linguagens e Códigos / Língua Portuguesa (2015) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Ensino de Literatura e outras Linguagens (2018), pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI

  • Rayane Rocha Rodrigues

    Graduada em Linguagens e Códigos pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA. Tem experiência na área de Linguagens e Códigos, como pesquisador/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBI.

Publicado

01/11/2025