Sobre a Revista

 

ISSN 2675-1011 

DOI  https://doi.org/10.29327/211038

A revista Culturas & Fronteiras é um periódico vinculado ao Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA), do Departamento de Ciências da Educação (DACE) do Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade federal de Rondônia (UNIR) e ao O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI) da Universidade Federal de Rondônia -UNIR

É aberta a comunidade acadêmica que desenvolve pesquisa sobre Currículo, Ensino, Políticas, Públicas, Linguagens, História, Literatura, Formação docente, Inclusão, Educação e Migração. Seu principal objetivo é divulgar as pesquisas realizadas na Amazônia Transfronteiriça, com intuito de aproximar pesquisadores e criar um rede para socialização de informações e de práticas educativas vividas nesses espaços, contribuindo para o empoderamento científico e o fortalecimento da pesquisa  interdisciplinar e transdisciplinar na Amazônia. Nosso interesse é o de divulgar artigos, resenhas, dissertações e teses que contribuam para a reflexão e o debate acadêmico interdisciplinar sobre os estudos amazônicos.

 

Editora Chefe

 Zuila Guimarães Cova dos Santos - UNIR/GM

 Editora Adjunta

Luanna Freitas Johnson - UNIR/PPGPSI/DEPSI

 

Edição Atual

v. 12 n. 1 (2025): Culturas & Fronteiras
Rio Mamoré _ Fronteira do Brasil com a Bolívia

As culturas humanas constituem o tecido vivo das sociedades, entrelaçando tradições, línguas, crenças, expressões artísticas e formas de convivência que, juntas, moldam identidades coletivas e individuais. No entanto, esse tecido é marcado por linhas — algumas visíveis, tangíveis e cartográficas; outras, intangíveis, desenhadas no campo das ideias, dos afetos, das representações. Estas linhas são as fronteiras, sejam elas físicas ou subjetivas, que delimitam, conectam, tensionam e transformam o encontro entre culturas. Discutir fronteiras é, portanto, abordar tanto os espaços geográficos quanto os espaços simbólicos do convívio humano.

Compreender culturas e fronteiras exige um olhar atento, sensível e crítico, capaz de captar nuances, deslocar certezas e propor novos modos de convivência. A pesquisa nas ciências humanas e sociais volta-se, muitas vezes, para o entendimento das dinâmicas culturais, dos processos de construção de identidades e das formas de negociação nas zonas de contato.

Nessa nova edição convidamos pesquisadores, professores, acadêmicos a contribuírem com estudos que contemplem as diferentes fronteiras, físicas, materiais, simbólica, digitais dentre tantas outras que são temas de diferentes áreas de estudos e pesquisa

 

Publicado: 01/11/2025

Edição completa

Comitê Editorial

  • Editorial

    Gislaina Rayana Freitas dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.48212/azdywj72

Artigos

  • CARTOGRAFIAS DO AFETO NA FRONTEIRA A POÉTICA DA PAISAGEM E OS ESPAÇOS DE LAZER COMO LUGARES DE IDENTIDADE EM GUAJARÁ- MIRIM/RO

    Sandra de Aguiar Barbalho, Gustavo Henrique de Abreu Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.48212/r1jk0n92
  • AS CARTAS FRONTEIRIÇAS E AS REPRESENTAÇÕES EMOCIONAIS DE ESTUDANTES BRASILEIROS E BOLIVIANOS

    Lumaína do Nascimento , Renata Gonçalves Paez, Drª. Zuila Guimarães Cova dos Santos
    17-35
    DOI: https://doi.org/10.48212/vh41x037
  • VALORACIÓN DE LOS CRÉDITOS DE CARBONO Y EL COMPORTAMIENTO DE COMPRA SOSTENIBLE EN EL MERCADO DE GUAYARAMERÍN, 2024

    Ramiro Irineo Alvarez Mamani
    36-55
    DOI: https://doi.org/10.48212/32a63039
  • ROMPENDO O CICLO COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO BRASIL?

    Anna Liz Vieira da Silva, Emanuelle Cristina Boaventura Miranda, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
    56-71
    DOI: https://doi.org/10.48212/rm9ptf83
  • EDUCAÇÃO CRÍTICA E PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO Caminhos Para a Formação Docente e Transformação Social

    INDAJARA MAGALHAES
    72-82
    DOI: https://doi.org/10.48212/9zyxfp54
  • A AÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO HEURÍSTICO DAS AÇÕES DO PIBID RELATOS SOBRE OS IMPACTOS DE UMA MUDANÇA FORÇADA

    Leila Raquel Costa Carvalho, Francisco Alberto Moraes Viana Júnior, Ismael Araújo Monteiro, Rayane Rocha Rodrigues
    83-101
    DOI: https://doi.org/10.48212/9bwsb143
  • HISTÓRIA E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE IDEIAS, PENSAMENTOS, PROJETOS E  REALIZAÇÕES DO PROF. DR. DOROSNIL ALVES  MOREIRA,  EM GUAJARÁ-MIRIM (RO), NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA

    Jane Maria Cassimiro Gonçalves, Dorosnil alves moreira, Izaela de Souza Santos, Auxiliadora dos Santos Pinto
    102-118
    DOI: https://doi.org/10.48212/mxpfrv46
Ver Todas as Edições