About the Journal
ISSN 2675-1011
DOI https://doi.org/10.29327/211038
A revista Culturas & Fronteiras é um periódico vinculado ao Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA), do Departamento de Ciências da Educação (DACE) do Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade federal de Rondônia (UNIR) e ao O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI) da Universidade Federal de Rondônia -UNIR
É aberta a comunidade acadêmica que desenvolve pesquisa sobre Currículo, Ensino, Políticas, Públicas, Linguagens, História, Literatura, Formação docente, Inclusão, Educação e Migração. Seu principal objetivo é divulgar as pesquisas realizadas na Amazônia Transfronteiriça, com intuito de aproximar pesquisadores e criar um rede para socialização de informações e de práticas educativas vividas nesses espaços, contribuindo para o empoderamento científico e o fortalecimento da pesquisa interdisciplinar e transdisciplinar na Amazônia. Nosso interesse é o de divulgar artigos, resenhas, dissertações e teses que contribuam para a reflexão e o debate acadêmico interdisciplinar sobre os estudos amazônicos.
Editora Chefe
Zuila Guimarães Cova dos Santos - UNIR/GM
Editora Adjunta
Luanna Freitas Johnson - UNIR/PPGPSI/DEPSI
Current Issue
As culturas humanas constituem o tecido vivo das sociedades, entrelaçando tradições, línguas, crenças, expressões artísticas e formas de convivência que, juntas, moldam identidades coletivas e individuais. No entanto, esse tecido é marcado por linhas — algumas visíveis, tangíveis e cartográficas; outras, intangíveis, desenhadas no campo das ideias, dos afetos, das representações. Estas linhas são as fronteiras, sejam elas físicas ou subjetivas, que delimitam, conectam, tensionam e transformam o encontro entre culturas. Discutir fronteiras é, portanto, abordar tanto os espaços geográficos quanto os espaços simbólicos do convívio humano.
Compreender culturas e fronteiras exige um olhar atento, sensível e crítico, capaz de captar nuances, deslocar certezas e propor novos modos de convivência. A pesquisa nas ciências humanas e sociais volta-se, muitas vezes, para o entendimento das dinâmicas culturais, dos processos de construção de identidades e das formas de negociação nas zonas de contato.
Nessa nova edição convidamos pesquisadores, professores, acadêmicos a contribuírem com estudos que contemplem as diferentes fronteiras, físicas, materiais, simbólica, digitais dentre tantas outras que são temas de diferentes áreas de estudos e pesquisa
