A derrubada de Dilma Rousseff nas charges de Carlos Latuff
uma análise discursiva
Palavras-chave:
Charge, Texto, Formação discursiva, Golpe, BrasilResumo
Este estudo consistiu em analisar as representações imaginárias da derruba da ex-presidenta Dilma Rousseff nas charges do cartunista Carlos Latuff e seus efeitos de sentido. Para isso, apoiamo-nos na Análise de Discurso Materialista, que trabalha no entremeio entre Linguagem, Inconsciente e História. O corpus é constituído de oito charges que compreendem 2015, ano que antecedeu o Impeachment, e 2016, ano de sua concretização. A análise apontou para o fato de que as charges, mais do que denunciarem o Golpe de Estado contra Dilma Rousseff e o povo brasileiro, também funcionam como uma forma de política dos/pelos sentidos, uma vez que, ao instaurarem uma intepretação outra, rompem com e deslocam a intepretação hegemônica produzida pela ordem do discurso da mídia burguesa corporativa.
Referências
BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.
CARMELINO, Ana Cristina; POSSENTI, Sírio. Charge, memória e polêmica: o caso Bolsonaro. Revista Diálogos Pertinentes, v. 15, nº. 2, p. 27-50, 2019.
COURTINE, Jean Jacques. Análise do discurso político. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. Da ambiguidade ao equívoco: a resistência da língua nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Editora da Universidade do Rio Grande do Sul, 2000.
FIGUEIRA, Filipo. Memória discursiva e sátira política: a paródia da (auto)designação “cidadão de bem” pelo The Piauí Herald. Estudos Linguísticos, 48(1), 223–241. Disponível em https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2304. Acesso em 02 mai. 2024.
JINKINGS, Ivana. O golpe que tem vergonha de ser chamado de golpe (Apresentação). In: JINKINS, Ivana; DORIA; Kim; CLETO, Murilo (Orgs). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.
LÖWY, Michel. Da tragédia à farsa: o golpe de 2016 no Brasil. In: JINKINS, Ivana; DORIA; Kim; CLETO, Murilo (Orgs). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.
MANGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise de discurso. Trad. M. V. Barbosa e M. E. A. T. Lima. Belo horizonte: Editora da UFMG, 1998.
MIGUEL, Luis Felipe. A democracia na encruzilhada. In: JINKINS, Ivana; DORIA; Kim; CLETO, Murilo (Orgs). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.
MOTA, Ilka de Oliveira; SILVA, Maria Norma Lopes Souza; ARAUJO, Joelma Alves. Branca de Neve e os Sete Anões: Uma Análise Discursiva do Filme de Walt Disney. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, (9), 5-23, 2019.
MOTA, Ilka de Oliveira. Humorless Approach: análise discursiva de quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira. São Paulo, SP: Editora Appris, 2018.
OLIVEIRA, Teresa C. Freitas. A tragédia e a farsa: algumas considerações sobre os golpes de Estado de 1964 e 2016. In: SANTOS, Lyndon de Araújo; BACCEGA; ABREU, Marcus Vinícius de; MATEUS, Yuri Givago Alhadef Sampaio (org.). O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil. São Luís: EDUFMA, 2021. 133 p.
ORLANDI, Eni. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Editora Pontes, 1999.
ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 42ed. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 1997.
ORLANDI, Eni. Efeitos do verbal sobre o não-verbal. RUA, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 35–47, 1995.
ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez e Editora da UNICAMP, 1988.
ORLANDI, Eni. Destruição e construção do sentido: um estudo da ironia. Trabalho apresentado no colóquio do Departamento de Linguística do IEL, UNICAMP, Campinas, SP: 1983.
PÊCHEUX, Michel. O papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da Memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1988.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Pulcinelli Orlandi Campinas: Pontes, 1997. Edição original: 1983.
SILVA, Berenice G. Foi um golpe contra a democracia. In: SANTOS, Lyndon de Araújo; BACCEGA; ABREU, Marcus Vinícius de; MATEUS, Yuri Givago Alhadef Sampaio (org.). O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil. São Luís: EDUFMA, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.