PERCEPÇÕES DE MONITORES DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

Autores

  • Antônia Maria Cardoso e Silva Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-7640-0831
  • Laiane Cunha Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Caxias

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e3004

Palavras-chave:

alfabetização, dificuldades, melhorias

Resumo

Uma das marcas da educação básica brasileira é a criação e adoção de programas que visam aperfeiçoá-la. Dentre esses programas aqui se destaca o Novo Mais Educação que objetiva melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Diante do contexto, este trabalho objetiva investigar quais as percepções que os monitores do programa na Escola Doutor João Viana, Caxias, MA, apresentam em relação ao mesmo, tendo como objetivos específicos identificar as dificuldades apresentadas durante a realização do programa, apontar possibilidades de melhoria no desenvolvimento do mesmo na escola e conhecer as contribuições que o programa proporcionou aos pesquisados. A pesquisa foi idealizada por meio de aplicação de questionários semiestruturados com 6 (seis) monitores do programa. Os discursos obtidos foram analisados por meio do método Análise de Conteúdo com categorização, onde descreveu-se e interpretou-se os dados dentro de múltiplas perspectivas. Verificou-se que as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento do programa estão pautadas na falta de um ambiente adequado para o acompanhamento dos alunos, neste caso uma sala, e ausência dos alunos que necessitam de acompanhamento nos horários de atendimento do programa. Para amenizá-las foram apontadas as seguintes possiblidades; como, organizar um espaço adequado para atendimento dos alunos, disponibilizar recursos didáticos para serem usados nas aulas e haver um acompanhamento maior do pais com os seus filhos. O programa proporcionou aos monitores experiências educacionais diversificadas, indo de encontro a primeira experiência na área de formação ao incremento de valores dentre eles a compreensão e a dedicação no processo de acompanhamento dos alunos. O Programa Novo Mais Educação é uma das ferramentas que podem amenizar os índices de analfabetismo e reprovações existentes na educação do país. Ressalta-se aqui importância de se realizar pesquisas neste âmbito, com o intuito de identificar os desafios enfrentados por quem o idealiza e as possiblidades de aperfeiçoá-lo dentro da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Maria Cardoso e Silva, Universidade Federal do Maranhão

Professora especialista em Gestão Educacional, Gestão Escolar e em Metodologia do Ensino Superior. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão, professor iv da Prefeitura Municipal de Caxias - MA, diretora geral da Prefeitura Municipal de Caxias - MA e professora horista da Faculdade do Vale do Itapecuru  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino aprendizagem, avaliação, leitura e escrita.

Laiane Cunha Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Caxias

Atualmente é Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pela IESF e em Educação e Ensino de Ciências pelo IFMA. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão desde 2105. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, Educação Ambiental, Biologia do solo e é ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência e ex-bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Referências

BAUMWORCEL, Ana. Reflexões sobre a relação entre a juventude e o rádio. In:

Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

BASTOS, Manoel de Jesus. Alfabetização e Letramento no Brasil: Aspectos Gerais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, vol. 14, p. 55- 63.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria no - 1.144, de 10 de outubro de 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=49131-port-1144mais-educ- pdf&category_slug=outubro-2016-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 16 jan. 2018.

DIAS, Stefania Germano; OLIVEIRA, Flávio Pereira de Josefa; SOUZA, Nandara Pereira de; SILVA, Larissa Brito da; SUASSUNA, Maria Aparecida Ferreira Menezes. A importância da participação dos pais na educação dos filhos no contexto escolar. In: Anais do Congresso Nacional de Educação colocar, 2017. Disponível em:

<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_M D1_SA6_ID1840_24072015180937.pdf >Acesso em: 15 jan. 2018.

FERREIRA, Amanda. A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. 2017. Disponível em: <http://www.escolavillare.com.br/a-importancia-da- participacao-dos-pais-na-vida-escolar-dos-filhos/> Acesso em: 15 jan. 2018.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

G1, GLOBO. Taxa de analfabetismo cai pelo quarto ano no Brasil, mas sobe na Região Norte. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/taxa-de- analfabetismo-cai-pelo-quarto-ano-no-brasil-mas-sobe-na-regiao-norte.ghtml>.

Acesso em: 16 jan. 2018.

GARCIA, Miliandre. A questão da cultura popular: as políticas culturais do centro popular de culturas (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). Revista Brasileira de História, São Paulo, 2004., vol. 24, nº 47, p. 127-162.

JANUARIO, Gilberto. O estágio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. 2010. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br

/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Gilberto_06.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018.

LIMA, Priscila Ferreira de; TELES, Rosinalda Aurora de Melo. A utilização dos recursos didáticos no ciclo de alfabetização: um olhar a partir de observações de aulas de matemática. In: Anais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016

/anais/pdf/6280_3029_ID.pdf> Acesso em: 15 jan. 2018.

LOPES, Rosinete da Conceição. A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. 2015. Disponível em: Acesso em: 15 jan. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001

RODRIGUES, Angela. A Formação de Formadores para a prática na Formação Inicial de professores. 2013. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/267389713_A_formacao_de_formadores_ para_a_Pratica_na_formacao_inicial_de_professores > Acesso em: 25 nov. 2017.

SÁ, Carolina Figueiredo de; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Alfabetizar em turmas multisseriadas: acompanhamento docente e a heterogeneidade de aprendizagens das crianças. 2015. Disponível em: <http://abalf.org.br/wp- content/uploads/2015/02/ALFABETIZAR-EM-TURMAS-MULTISSERIADAS-

acompanhamento-docente-e-a-heterogeneidade-de-aprendizagens-.pdf> Acesso em: 15 jan. 2018.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SOARES, Magda Becker, Letramento: um tema em três gêneros. Alfabetização. Ressignificação do conceito. Alfabetização e Cidadania, nº 16. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 9-17.

VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação de Jovens e Adultos ou Educação da Classe Trabalhadora? Concepções em disputa na contemporaneidade brasileira. Niterói 2008. Disponível em: <http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/images

/stories/Teses/ventura.pdf> Acesso em: 18 jan. 2018.

Downloads

Publicado

24/04/2020

Como Citar

Silva, A. M. C. e, & Ferreira, L. C. (2020). PERCEPÇÕES DE MONITORES DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 1–16. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e3004