PERCEPÇÕES, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL POR PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e3182Palavras-chave:
saúde bucal, promoção da saúde, educação, professores, alunosResumo
Considerando-se a importância da promoção da saúde bucal na vida da criança, a formação de hábitos alimentares e de higiene, é necessária. Para isso, a inclusão do tema “promoção em saúde bucal” no currículo escolar é essencial. O objetivo geral do trabalho é explorar o cenário de demandas sociais e a necessidade de uma nova formação para educadores do Ensino Fundamental com base em novas metodologias de ensino em Saúde Bucal, a fim de fornecer dados concretos para subsidiar o planejamento de ações sobre Educação em Saúde Bucal nas escolas, de forma multiprofissional, envolvendo professores e equipes especializadas. A metodologia adotada é descritiva, bibliográfica, com enfoque qualitativo e quantitativo, cuja coleta de dados se deu em 11 escola da rede Municipal de Fazendo Rio Grande/PR, em uma população de 677 professores da rede pública de ensino. Pelos resultados da pesquisa, constatou-se que é preciso mudar comportamento, mudar dieta, mudar higiene, enfim, estar orientado e motivado, tendo a certeza de que, sobretudo, buscar a melhoria da qualidade de vida através de ações educativas em saúde é exercer a plena cidadania.
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