AS CARTAS E ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS NA PERSPECTIVA DE PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e3424Palavras-chave:
história de vida, Jan Amos Comenius, escrita de siResumo
Este trabalho tem por finalidade mostrar que Cartas, textos (auto) biográficos, memorial, diários, são fontes relevantes para a História da Educação. Portanto, são fontes históricas através das quais podemos entender nosso passado e pesquisá-lo. O estudo desses materiais na História da Educação chama atenção para alguns aspectos: a importância dos textos autobiográficos como fonte de pesquisa; a contribuição que estes estudos podem dar, dentre outras formas, para elucidar aspectos específicos de processos de formação; e também, como suporte para perceber elementos das trajetórias de intelectuais. O referencial teórico-metodológico é sustentado nos estudos de Mignot (2005; 2007), Nóvoa (1992), Catani (2006).
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