AS CARTAS E ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS NA PERSPECTIVA DE PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Renata Augusta Bollis UNIMEP

Palavras-chave:

História de vida, Jan Amos Comenius, Escrita De si.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade mostrar que Cartas, textos (auto) biográficos,  memorial, diários, são fontes relevantes para a História da Educação. Portanto, são fontes históricas através das quais podemos entender nosso passado e pesquisá-lo. O estudo desses materiais na História da Educação chama atenção para alguns aspectos: a importância dos textos autobiográficos como fonte de pesquisa; a contribuição que estes estudos podem dar, dentre outras formas, para elucidar aspectos específicos de processos de formação; e também, como suporte para perceber elementos das trajetórias de intelectuais. O referencial teórico-metodológico é sustentado nos estudos de Mignot (2005; 2007), Nóvoa (1992), Catani (2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Augusta Bollis, UNIMEP

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Mestre em Educação (2013-2015) pela Universidade Metodista de Piracicaba.Pós-Graduação pela Universidade Metodista de Piracicaba em Direito Constitucional e Administrativo. Especialização em Direito da Criança e do Adolescente (ECA).Especialização em Legislação Previdenciária.Formação Complementar em Direitos Humanos.Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1999 - 2003). Graduanda em Pedagogia pela Unicid (Universidade da Cidade de São Paulo).  Representante discente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) no Comitê de Ética da Unimep.

Downloads

Publicado

17/08/2020

Como Citar

Bollis, R. A. (2020). AS CARTAS E ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS NA PERSPECTIVA DE PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 129–141. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3424