AS CARTAS E ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS NA PERSPECTIVA DE PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e3424

Palabras clave:

história de vida, Jan Amos Comenius, escrita de si

Resumen

Este trabalho tem por finalidade mostrar que Cartas, textos (auto) biográficos, memorial, diários, são fontes relevantes para a História da Educação. Portanto, são fontes históricas através das quais podemos entender nosso passado e pesquisá-lo. O estudo desses materiais na História da Educação chama atenção para alguns aspectos: a importância dos textos autobiográficos como fonte de pesquisa; a contribuição que estes estudos podem dar, dentre outras formas, para elucidar aspectos específicos de processos de formação; e também, como suporte para perceber elementos das trajetórias de intelectuais. O referencial teórico-metodológico é sustentado nos estudos de Mignot (2005; 2007), Nóvoa (1992), Catani (2006).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Augusta Bollis, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Mestre em Educação (2013-2015) pela Universidade Metodista de Piracicaba.Pós-Graduação pela Universidade Metodista de Piracicaba em Direito Constitucional e Administrativo. Especialização em Direito da Criança e do Adolescente (ECA).Especialização em Legislação Previdenciária.Formação Complementar em Direitos Humanos.Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1999 - 2003). Graduanda em Pedagogia pela Unicid (Universidade da Cidade de São Paulo).  Representante discente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) no Comitê de Ética da Unimep.

Citas

BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (orgs). Destinos das Letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo: UPF, 2002.

CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de. Cartas e Escrita. 2000. 147f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2000a.

CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de. Cartas adolescentes. Uma leitura e modos de ser... In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos (orgs). Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000b.

GOMES, Ângela de Castro. (Org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

MALATIAN, Teresa. Cartas: Narrador, registro e arquivo. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (Orgs). O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

NÓVOA, António; FINGER, Mathias. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

SOUZA, M. C. C.C. de. Professores e professoras: retratos feitos de memórias. In: GONDRA, J. (org.) Dos arquivos à escrita da história: a educação brasileira entre o Império e a República. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001, p.73/96.

Publicado

17/08/2020

Cómo citar

Bollis, R. A. (2020). AS CARTAS E ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS NA PERSPECTIVA DE PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 129–141. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e3424