VISIBILIDADE TRANS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Wegton Silva Vidal Pitágoras/Unopar

Palavras-chave:

. Travestis. Transexuais. Educação. Direitos.

Resumo

Resolução do Ministério da Educação (MEC) homologada no dia 17 de Janeiro de 2018 autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da educação básica. A mesma busca propagar o respeito e minimizar estatísticas de violência e abandono da escola em função de assédio, constrangimento e preconceitos. O nome social é aquele na qual as travestis, mulheres trans ou homens trans optaram por ser chamados, de acordo com sua identidade de gênero. Mas percebe-se que ainda há muitas mudanças para acontecer, tais como o uso de banheiros de acordo com sua identidade de gênero. Esse trabalho defende a visibilidade de travestis e transexuais no âmbito escolar, onde percebe-se a evasão muito grande desses alunos nas classes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wegton Silva Vidal, Pitágoras/Unopar

Professor de Sociologia da rede Estadual de Educação de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

31/12/2019

Como Citar

Vidal, W. S. (2019). VISIBILIDADE TRANS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 83–95. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3709