DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO CRÍTICA E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e3723Palavras-chave:
educação crítica, tecnologias, professoresResumo
O objetivo deste artigo é analisar criticamente, a partir de um questionário aberto respondido por um grupo de professores/as de um dos campi do Instituto Federal Catarinense, quais possíveis diálogos esse grupo estabelece entre educação crítica e tecnologias na sua prática pedagógica. Mediante o objetivo acima, surgem algumas questões que norteiam este movimento de pesquisa: 1- O que esses/as professores entendem por educação crítica? 2- E, segundo eles/as, que exemplos de atividades desenvolvidas com a utilização de tecnologias em suas aulas, potencializam a educação crítica entre seus/suas alunos/as? As conclusões da pesquisa apontam que teoricamente é possível aproximar estas duas áreas do conhecimento – tecnologias e educação crítica. Nas respostas ao questionário, os/as professores demonstram aproximações com os conceitos de tecnologias e de educação crítica, no entanto, ao explicitarem exemplos de atividades de sala de aula, revelam na sua maioria, pouca articulação entre esses conceitos. Essa pouca conexão entre tecnologias e educação crítica em atividades práticas ocorre, no meu ponto de vista, devido a uma certa carência de formação inicial e/ou continuada voltadas para o ensino e a aprendizagem com tecnologias. Propostas de formação continuada de professores/as que discutam, a partir de uma perspectiva teórico-prática, tecnologias como potencializadoras de uma educação crítica, podem ser elementos-chave para diálogos mais produtivos entre essas duas áreas do conhecimento.
Downloads
Referências
BETTEGA, M. H. A educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2010. BRITO, G.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2006.
BUSTOS, A.; RÓMAN, M. La importancia de evaluar la incorporación y el uso de las tic en educación. En: Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Madrid, v. 4, nº 2, p. 3-7, 2011.
COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2003. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
______. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
LION, C. (et al.). Las tecnologías y la enseñanza en la educación superior - el caso de USINA. En: Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Madrid, v. 4, nº 2, p. 107-117, 2011.
MAGGIO, M.; LION, C. Las prácticas de la enseñanza recreadas en los escenarios de alta disposición tecnológica. Proyecto de Investigación (2013- 2016). Facultad de Filosofia y Letras, Universidad de Buenos Aires, 2012.
MEDEIROS, Z.; VENTURA, P. O conceito cultura tecnológica e um estudo no meio educacional. In: Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, nº 2, p. 237-251, 2007.
MENEZES JORDÃO, C. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: HILSDORF ROCHA, C. & FRANCO MACIEL, R. (org.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, vol. 33, Campinas: Pontes, 2013. p. 37-54.
PENNYCOOK, A. Language as local practice. New York: Routledge, 2010.
RICOEUR, P. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978.
SARDINHA, A. Comunicação e as novas tecnologias no contexto de atuação política dos movimentos sociais contemporâneos: um estudo do portal ilga.org. In: Contemporânea, São Paulo, v. 9, nº 1, p. 46-59, 2011.
SERAFIM, M. L.; SOUSA, R. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUSA, R.; MOITA, F. & CARVALHO, A. (org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 19-50.
TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.