HOMEM VERSUS EDUCAÇÃO
OS DESFECHOS DO PERÍODO MILITAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3856Palavras-chave:
Educação, Regime militar, EscolaResumo
Este artigo é fruto da disciplina de Educação Brasileira do Programa de Mestrado acadêmico da Universidade Federal do Acre campus de Rio Branco, e trata-se de um recorte bibliográfico, utilizamos uma linguagem de fácil compreensão ao leitor, temos o intuito de fazermos uma reflexão do aglomerado histórico da educação brasileira, das lutas, direitos e conquistas, fazendo relação homem versus educação tendo como base a bibliografia trabalhada na disciplina, traçando aspectos políticos, sociais e culturais, fazendo relação ainda com a educação na contemporaneidade. Utilizaremos para tanto importantes nomes na educação, CURY (1985), LIBÂNEO (2002), KANT (2002), SAVIANI (1997- 2005), entre outros citados e debatidos em sala de aula, a fim de contribuir com a formação dos mestrandos. Neste trabalho depois de refletirmos a relação do homem com a educação no decorrer da história, iremos focar no período em que a Educação foi gerida pelo governo no regime militar, no período de 1964 a 1985, trazendo um breve esboço sobre fatos e acontecimentos que mudaram o sistema educacional e o ensino no Brasil, por esse período ser rico em características e mudanças políticas-sociais, com o intuito de compreender ainda mais a relação de interesses e contextos históricos da sociedade.
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