TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

O EDUCAR NA ERA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e4609

Palavras-chave:

tecnologia, educação, aprendizagem, escola

Resumo

A sociedade do século XXI é altamente tecnológica, de tal maneira que não é possível imaginar a vida e também a educação sem a utilização das tecnologias existentes. Antigamente o professor era visto como um transmissor de conhecimento, mas essa realidade mudou, hoje o processo de ensino- aprendizagem é diferente, o professor é considerado um mediador e um facilitador, os alunos são mais críticos e ativos e deixaram de ser apenas receptores de conhecimento. Nessa sociedade tecnológica, é papel fundamental do professor ministrar aulas que sejam dinâmicas, interessantes, atraentes, motivadoras; ele também precisa que seus alunos tenham sede pelo conhecimento. Para alcançar esses objetivos, é imprescindível que ele utilize de recursos que irão transformar suas aulas e o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem veio para somar, para colaborar e para ser um suporte com suas inúmeras possibilidades e, ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não veio para substituir o papel do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Silveira Victor, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Pós-graduada em “Pedagogia Digital e Inovações Tecnológicas” e em “Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica” pela Faculdade ÚNICA. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Uberaba – UNIUBE.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. (orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BATES, Anthony Willian (Tony). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem (versão digital). Tradução de Teaching in a Digital Age: guidelines for designing teaching and learning. 1. ed. São Paulo. Artesanato Educacional, 2017.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em: 25 set. 2019.

CONTIN, Ailton Alex. Educação e tecnologias. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

GARCIA, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo

de ensino-aprendizagem. Revista Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25- 48, jan./dez. 2013. Disponível em: < https://claretiano.edu.br/revista/36/revista- educacao-a-distancia>. Acesso em 09 out. 2019.

GRAÇA, Ana. Importância das TIC na Sociedade Actual. 23 fev. 2007. Disponível em: <https://notapositiva.com/importancia-das-tic-na-sociedade-actual/>. Acesso em: 09 out. 2019.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KOCH, Marlene Zimmermann. As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. Manancial – Repositório Digital da UFSM. Disponível em:

<https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/498/Koch_Marlene_Zimmermann.pdf? sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 25 set. 2019.LEITE, L. S. (coord.) et al. Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades na sala de aula. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

OLIVEIRA. Nayron Carlos de; SILVA. Adriana Lopes Barbosa. Docência no Ensino Superior: O Uso de Novas Tecnologias na Construção da Autonomia do Discente. Revista Saberes, Rolim de Moura, vol. 3, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em:

<https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed3/1.pdf>. Acesso em: 08 out. 2019.

POLATO, Amanda. Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula. Revista Nova Escola. 01 jun. 2009. Disponível em:

<https://novaescola.org.br/conteudo/4339/um-guia-sobre-o-uso-de-tecnologias-em- sala-de-aula>. Acesso em: 09 out. 2019.

RIBAS, Daniel. A docência no Ensino Superior e as novas tecnologias. Revista Eletrônica Latu Sensu, ano 3, n. 1, mar. 2008. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUK EwjfpsLd8ozlAhVqJ7kGHSA3CugQFjAAegQIAhAC&url=https%3A%2F%2Fwww1.ufr b.edu.br%2Fnufordes%2Fpedagogia-universitaria%3Fdownload%3D7%3Aa- docncia-superior-e-as-novas-tics&usg=AOvVaw3xsi2OVm7nb01drKGyox69. Acesso em: 08 out. 2019.

ROSA, Leonel Melo. Comunicação apresentada no painel “Centro de Recursos: um espaço de aprendizagens múltiplas”. In: II Encontro de Nacional de Centros de Recursos Educativos, Escola Secundária Emídio Navarro. 28 out. 1999.

Disponível em: <https://caldeiraodeideias.wordpress.com/2009/07/01/as-tecnologias- de-informacao-e-comunicacao-na-escola-e-os-centros-de-recursos-educativos- algumas-reflexoes/>. Acesso em: 09 out. 2019.

SILVA, Andreza Regina Lopes; SPANHOL, Fernando José. Design Instrucional e Construção do Conhecimento na EaD. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

24/04/2020

Como Citar

Victor, L. S. (2020). TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O EDUCAR NA ERA DIGITAL. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 78–90. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e4609