CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5233

Palavras-chave:

educação infantil, projeto político pedagógico, gestão democrática

Resumo

Este trabalho aborda o papel do coordenador pedagógico para a garantia da participação das crianças da Educação Infantil durante a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) nos Centros de Educação Infantil. A partir dos estudos das concepções de infância e os documentos oficiais sobre a gestão democrática, no artigo serão apontados elementos da participação das crianças na construção do PPP. Por fim, discute formas de escuta, registro e interpretação das falas das crianças, visando a participação delas na construção do PPP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos de Souza Machado, Prefeitura Municipal de Feira de Santana / Universidade Federal da Bahia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professor de Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Feira de Santana, Bahia.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. 2. ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Parecer CNE/CEB, nº 20/2009: revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf. Acesso em 17 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 7. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ. São Paulo, v. 24, n.2, p. 103-116, jul/dez. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200007.

Acesso em: 16 abr. 2020.

CANDA, Cilene. Bola de meia, bola de gude: reflexões sobre saberes e fazeres da cultura da infância. In: IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Anais do IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Não paginado. Salvador, Bahia: Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), 2013.

CANDA, Cilene. N.; MACHADO, Marcos. S.; DANTAS, Edson. M. Toda criança é um poema: reflexões sobre um sarau infantil e suas linguagens artísticas. In: SLBEI - Seminário Luso-brasileiro de Educação Infantil: Políticas, Direitos e Pedagogias das Infâncias, 2016, Maceió/AL. ANAIS DO III SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Maceió/AL, 2018. p. 1238-1247.

CORSARO, Willian. A reprodução interpretativa do brincar ao “faz de conta” das crianças. In: Revista Educação, Sociedade e Culturas, nº 17. 2002. p. 113-114.

DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6. ed. Tradução José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2001.

EDWARDS, Caroline; GANDINI, Leila; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FRIEDMANN, Adriana. Linguagens e culturas infantis. São Paulo: Cortez, 2013.

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KRAMER, Sonia. Pesquisando infância e educação: um encontro com Walter Benjamin. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (org.). Infância: Fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. p. 13-38.

KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 41-59, Jul. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 15742002000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus Editora, 2013.

MAFRA, Aline Helena. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas. Zero-a-seis. Florianópolis, UFSC, v. 17, p. 107-119, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980- 4512.2015n31p107/28942. Acesso em: 18 abr. 2020.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Trad. Maria A. M. D’Amorim; Paulo S. L. Silva. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. 163p.

SARMENTO. Imaginário e culturas da infância. Revista Cadernos de Educação. Pelotas. n. 21. 18p. 2003. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

Downloads

Publicado

26/12/2020

Como Citar

Machado, M. de S. (2020). CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 49–66. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5233