O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INFANTIL

ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5557

Palavras-chave:

estágio supervisionado, educação infantil, infância

Resumo

O presente artigo busca, por meio de revisão bibliográfica e análise histórica das políticas de Estado sobre a educação pública, vincular o processo de Estágio Supervisionado da Educação Infantil com o bojo do desenvolvimento das concepções e políticas acerca da infância e da escolarização das crianças em creches e pré-escolas. Percebe-se que as políticas públicas educacionais norteadoras das nossas práticas pedagógicas pouco enfatizam a Educação Infantil, a qual apresenta um caráter essencialmente assistencialista e baseado em uma concepção arrazoada de infância. As recentes mudanças, sobretudo a partir da LDB 9394/96, promoveram um redimensionamento dessa etapa da educação e buscaram o desenvolvimento qualitativo de seus profissionais e de suas práticas, sendo que o Estágio Supervisionado cumpre papel decisivo nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Varotto Machado, Centro Universitário Central Paulista (UNICEP)

Pós Doutora em Educação pela UFSCar, é Professora na UNICEP e na Educação Infantil do Município de São Carlos-SP.

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela UFSCar, Professor Adjunto da UEMS.

Gerson Bruno Forgiarini de Quadros, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela UCPel, Professor Substituto na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Referências

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n.9394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n.4024/61. Brasília, 1961.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n.5692/71. Brasília, 1972.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998, v1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998, v2.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998, v3.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2017.

CARVALHO, M. M. C. A Escola e a República. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.

COLLA, Rodrigo Avila. O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 111-126, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v100n254/2176-6681-rbeped-100-254-111.pdf

MACHADO, M. V. A educação das crianças menores de 06 anos sobre a perspectiva de Heloísa Marinho, Nazira Féres Abi-Sáber, Celina Airlie Nina e Odilon de Andrade Filho: uma análise de suas ideias pedagógicas (1934- 1971). Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2015, 303 p.

MARINHO, H. Vida e Educação no Jardim de Infância. 3ª ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1966.

MONTEIRO, M. I.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia a Distância formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental. São Carlos: EdUFSCar, 2011.

NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EdUSP, 2009.

NÖRNBERG, Marta. Do berço ao berçário. A instituição como morada e lugar de contato. In: Pro-Posições, v. 24, n. 3 (72), p. 99-113; set./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pp/v24n3/07.pdf

OLIVEIRA, R. M. M. A. de; MIZUKAMI, M. da G. N. Na escola de aprende de tudo. In: MIZUKAMI, M. da G. N.; REALI, A. M. M. R. (Org). Aprendizagem Profissional da Docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: 2002,

v. 1.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.

PRIORE, M. D. O cotidiano da criança livre no Brasil entre a Colônia e o Império. In: PRIORE, M. D. (org). História das crianças no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2013. p. 84-106.

SILVESTRE, M. A. Sentidos e significados dos estágios curriculares obrigatórios: a fala do sujeito aprendente. In: GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. 1a. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011 v.1, p. 165-185.

SOUZA, R. F. Templos de Civilização: A Implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora Unesp, 1998.

Downloads

Publicado

10/06/2021

Como Citar

Machado, M. V., Pacífico, M., & Quadros, G. B. F. de. (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 351–374. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5557