O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Infância.

Resumo

O presente artigo busca, por meio de revisão bibliográfica e análise histórica das políticas de Estado sobre a educação pública, vincular o processo de Estágio Supervisionado da Educação Infantil no bojo do desenvolvimento das concepções e políticas acerca da infância e da escolarização das crianças em creches e pré-escolas. Nota-se que as políticas públicas educacionais que nortearam nossas práticas pedagógicas pouco enfatizaram a Educação Infantil, tendo esta um caráter essencialmente assistencialista e baseada em uma concepção arrazoada de infância. As recentes mudanças, sobretudo a partir da LDB (9394/96), promoveram um redimensionamento desta etapa da educação, buscando o desenvolvimento qualitativo de seus profissionais e práticas, sendo que o Estágio Supervisionado cumpre papel decisivo nesse processo.

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Biografia do Autor

Michele Varotto Machado, UNICEP

Pós Doutora em Educação pela UFSCar, é Professora na UNICEP e na Educação Infantil do Município de São Carlos-SP.

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela UFSCar, Professor Adjunto da UEMS

Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

Doutor em Letras pela UCPel, Professor Substituto na UEMS

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

Machado, M. V., Pacífico, M., & Quadros, G. B. F. de. (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 351–374. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5557