O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INFANTIL
ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5557Palavras-chave:
estágio supervisionado, educação infantil, infânciaResumo
O presente artigo busca, por meio de revisão bibliográfica e análise histórica das políticas de Estado sobre a educação pública, vincular o processo de Estágio Supervisionado da Educação Infantil com o bojo do desenvolvimento das concepções e políticas acerca da infância e da escolarização das crianças em creches e pré-escolas. Percebe-se que as políticas públicas educacionais norteadoras das nossas práticas pedagógicas pouco enfatizam a Educação Infantil, a qual apresenta um caráter essencialmente assistencialista e baseado em uma concepção arrazoada de infância. As recentes mudanças, sobretudo a partir da LDB 9394/96, promoveram um redimensionamento dessa etapa da educação e buscaram o desenvolvimento qualitativo de seus profissionais e de suas práticas, sendo que o Estágio Supervisionado cumpre papel decisivo nesse processo.
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