O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Infância.Resumo
O presente artigo busca, por meio de revisão bibliográfica e análise histórica das políticas de Estado sobre a educação pública, vincular o processo de Estágio Supervisionado da Educação Infantil no bojo do desenvolvimento das concepções e políticas acerca da infância e da escolarização das crianças em creches e pré-escolas. Nota-se que as políticas públicas educacionais que nortearam nossas práticas pedagógicas pouco enfatizaram a Educação Infantil, tendo esta um caráter essencialmente assistencialista e baseada em uma concepção arrazoada de infância. As recentes mudanças, sobretudo a partir da LDB (9394/96), promoveram um redimensionamento desta etapa da educação, buscando o desenvolvimento qualitativo de seus profissionais e práticas, sendo que o Estágio Supervisionado cumpre papel decisivo nesse processo.Downloads
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Publicado
10/06/2021
Como Citar
Machado, M. V., Pacífico, M., & Quadros, G. B. F. de. (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 351–374. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5557
Edição
Seção
Artigos
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