UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5751Palavras-chave:
racismo, identidade, opressãoResumo
A obra Outra Educação é Possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula, escrita pela pesquisadora e professora de História, Luana Tolentino apresenta sua trajetória de vida, retratando sua infância, adolescência e fase adulta, traçando sempre um paralelo com as questões raciais que permearam o seu desenvolvimento emocional, epistemológico, cultural e social.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, 218p.
HOOKS, Bell. Ensinando a trangredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013, 283p.
HOOKS, Bell. Alisando o nosso cabelo. [Entrevista concedida a Revista Gazeta de Cuba – Union escritores y artista de Cuba, tradução Lia Maria dos Santos, pp. 1-8]. Portal Geledés, jun 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/alisando-o-nosso-cabelo-por-bell-hooks/>. Acesso em:18 jun 2020.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, p.84-130, 2010.
TOLENTINO, Luana. Outra Educação é Possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. 120p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.