AN ANTI- RACIST EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5751

Keywords:

racismo, identidade, opressão

Abstract

A obra Outra Educação é Possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula, escrita pela pesquisadora e professora de História, Luana Tolentino apresenta sua trajetória de vida, retratando sua infância, adolescência e fase adulta, traçando sempre um paralelo com as questões raciais que permearam o seu desenvolvimento emocional, epistemológico, cultural e social.

Author Biographies

  • Mônica Abud Perez de Cerqueira Luz, Universidade Ibirapuera - UNIB

    Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora na Universidade Ibirapuera - UNIB.

  • Flavia Abud Luz, Universidade Federal do ABC

    Mestre em Ciências da Religião e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC.

References

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, 218p.

HOOKS, Bell. Ensinando a trangredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013, 283p.

HOOKS, Bell. Alisando o nosso cabelo. [Entrevista concedida a Revista Gazeta de Cuba – Union escritores y artista de Cuba, tradução Lia Maria dos Santos, pp. 1-8]. Portal Geledés, jun 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/alisando-o-nosso-cabelo-por-bell-hooks/>. Acesso em:18 jun 2020.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, p.84-130, 2010.

TOLENTINO, Luana. Outra Educação é Possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. 120p.

Published

10/06/2021

How to Cite

AN ANTI- RACIST EDUCATION . (2021). Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 419-424. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5751