A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO

Autores

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como a Educação Ambiental está sendo inserida nos currículos de três escolas rurais no município de Porto Velho-RO. A metodologia foi a pesquisa teórico-descritiva, na abordagem do materialismo histórico-dialético. Participaram da entrevista seis diretores, três coordenadores e 20 professores. Os resultados apontam Educação Ambiental é pouco abordada nos currículos das escolas investigadas.

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Biografia do Autor

Bianca Morais Mendes, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia, especialista em Gênero e Diversidade Escolar, graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Tenho experiência na área de meio ambiente, educação ambiental, planejamento e execução de aulas do infantil, ensino médio e ensino superior.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular” no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Na Pós-Graduação, leciona a disciplina de Educação Ambiental e Práticas Educativas no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional (Linha de Pesquisa: em Formação de Professores) com a disciplina de Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação (linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional) atua na disciplina de Educação e Desenvolvimento Amazônico. É pesquisador em Educação Ambiental, Ética e cultura amazônica em Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Escolar e em Educação Ambiental. Orienta pesquisas em Educação Ambiental e Ambientalização Curricular. Faz parte do Grupo de Pesquisa CIEPES (Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade, localizado na Universidade Federal de Rondônia. .

Gerdalva Araújo de Vasconcelos, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - área de Políticas e Gestão Educacional (2019). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (2004). Especialista em Linguística Aplicada a Produção de Textos (2005), tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Políticas Públicas Sociais e Educacionais. Participa do grupo de pesquisa, Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade - CIEPES - UNIR. Atua na Secretaria de Estado da Educação no Núcleo dos Programas do Livro.

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

Mendes, B. M., Barba, C. H. de, & de Vasconcelos, G. A. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 194–217. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5937

Edição

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DOSSIÊ TEMÁTICO

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