POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO

Autores

Resumo

O artigo apresenta a política pública do Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD, as principais legislações, inovações que o regulamenta e a ligação com o mercado editorial. A análise documental do Livro Didático foi realizada com base nos anos de 2014 e 2017, nos componentes de língua portuguesa, geografia, história e ciências. Resultados apontam o PNLD tem um orçamento privilegiado, mesmo com deficiências apontadas, contribuem nas práticas pedagógicas das escolas.

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Biografia do Autor

Gerdalva Araújo de Vasconcelos, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - área de Políticas e Gestão Educacional (2019). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (2004). Especialista em Linguística Aplicada a Produção de Textos (2005),tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Políticas Públicas Sociais e Educacionais. Participa do grupo de pesquisa, Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade - CIEPES - UNIR. Atua na Secretaria de Estado da Educação no Núcleo dos Programas do Livro.

Bianca Morais Mendes, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Gênero e Diversidade Escolar (IESB), graduada em Ciências Biológicas (UNEC) e Pedagogia com habilitação em Gestão, Orientação e Supervisão (FEM). Participo como membro do Grupo de Pesquisa Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade (CIEPES). Possuo experiência profissional na área de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação com planejamento e execução de aulas do ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular” no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Na Pós-Graduação, leciona a disciplina de Educação Ambiental e Práticas Educativas no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional (Linha de Pesquisa: em Formação de Professores) com a disciplina de Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação (linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional) atua na disciplina de Educação e Desenvolvimento Amazônico. É pesquisador em Educação Ambiental, Ética e cultura amazônica em Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Escolar e em Educação Ambiental. Orienta pesquisas em Educação Ambiental e Ambientalização Curricular. Faz parte do Grupo de Pesquisa CIEPES (Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade, localizado na Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

Vasconcelos, G. A. de, Mendes, B. M., & Barba, C. H. de. (2021). POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 218–242. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5939

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO

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