OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS PRESOS

A REMIÇÃO DA PENA PELO ESTUDO E A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E ESCREVER PARA A LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5943

Palavras-chave:

remição da pena, ressocialização, educação na prisão, liberdade, autonomia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o direito do acesso à educação aos presos condenados, do regime fechado, semiaberto e aberto, inclusive os presos provisórios do Sistema Penitenciário de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, através do ato da leitura e da escrita como condição para a ressocialização e remição da pena. Tem como justificativa que o acesso ao estudo e à leitura e escrita, na prisão, leva a compreender o direito humano de educação para além dos limites da sala de aula comum, isto é, a escola como lugar físico onde se transmite conhecimento. Ainda, perpassa pelo ideal da liberdade compreendendo-a como categoria da educação, para enfim analisá-la através do espectro dos direitos humanos e do exercício da cidadania. A metodologia proposta é da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, a fim de conferir como está o acesso à leitura e à escrita no sistema prisional de Porto Velho em vista à remição da pena.

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Biografia do Autor

Rejane de Sousa Gonçalves Fraccaro, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça. Juíza de Direito. Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

Aparecida Luzia Alzira Zuin, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pós-Doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj. Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora DE-Associdada, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Prof.ª do Mestrado Acadêmico em Educação e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) daUNIR onde também foi Pró-Reitora de Administração e Gestão de Pessoas, Chefe de Gabinete, Diretora e Vice-Diretora de Campus, Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - DCHSA, hoje DEJOR - Departamento de Jornalismo. Possui graduação licenciatura em Economia e Mercado; Graduação em Letras - Lingua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas. Líder do Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Amazônia - CEJAM. Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Jornalismo - GESJOR/UNIR - com projeto financiado pelo Edital Universal CNPQ/2010. Filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCIBER. Membro do Grupo de Pesquisa MEDIAÇÃO - Comunicação e Semiótica, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Membro do Núcleo de Pesquisas em Semiótica da Amazônia -NUPS/UFRR. Pesquisadora na área de Comunicação e Semiótica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Direito da Cidade; Gestão, Estado e Políticas Públicas; Comunicação, Semiótica e Cultura; Redes sociais (esfera pública e esfera privada) na Internet; Cidades Educadoras e Sustentáveis.

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Publicado

26/12/2020

Como Citar

Fraccaro, R. de S. G., & Zuin, A. L. A. (2020). OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS PRESOS: A REMIÇÃO DA PENA PELO ESTUDO E A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E ESCREVER PARA A LIBERDADE. Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 235–258. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5943