OS INDÍGENAS NO PERÍODO COLONIAL DO BRASIL, NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: IMAGENS QUE PERMANECEM, LEITURAS QUE SE RENOVAM

Autores

Palavras-chave:

Análise de imagens. Histórias e culturas indígenas. Ensino de história. Livro didático.

Resumo

Este trabalho problematiza a permanência as imagens dos indígenas do Brasil Colonial no livro didático de História. Ele é fruto das discussões e pesquisas feitas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Objetivamos abordar as imagens acerca dos indígenas nos livros Didáticos para discutir os conteúdos visuais como recurso didático para o ensino de história. Por conseguinte, nossa metodologia se calca a partir da análise de dois livros didáticos de história do Ensino Médio, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2018. Nos embasamos, principalmente, nos escritos de Raminelli, Fernandes, Burke, Santaella, Bittencourt, Puntoni e Monteiro. Como resultado, constatamos que ainda há representações distorcidas e genéricas acerca dos indígenas. Logo, alfabetização visual é de fundamental importância, uma vez que as imagens são fontes densas para o estudo e pesquisa na atual historiografia

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado do rio Grande do Norte Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Pós-Doutor em História pela UFPR. Doutor em História pela UFSC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

Tamanini, P. A., & dos Santos, G. A. (2021). OS INDÍGENAS NO PERÍODO COLONIAL DO BRASIL, NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: IMAGENS QUE PERMANECEM, LEITURAS QUE SE RENOVAM. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 06–22. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6118

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO