DE LEITORES À ALFABETIZADORES: MEMÓRIAS DE ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Memórias. Memoriais. Leitura. Formação Docente.Resumo
O Objetivo deste texto é compreender por meio de escrituras memorialísticas o processo de formação leitora de alunos do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Privada de Campo Grande – MS. Como Fundamentos Teóricos, aportamo-nos nos trabalhos de Bakhtin (1988), Biason & Silva (2014), Bosi (2004), Brasil (2015), Chizzotti (2006), Clowacki (2007), Cordeiro (2013), Davallon (2015), Espíndola (2003/ 2019), Freitas, Jobim e Souza & Kramer (2007), Guedes-Pinto (2000), Imbernón (2010), Lajolo (1993), Leontiev (2004), Lima (2012), Mortatti (2019), Muhana (2000), Nóvoa (2009), Pereira & Urt (2013), Ponzio (2020), Rego (2003/ 2014/ 2018), Romaguera (2002), Souza & Espíndola (2011) e Vigotski (2009/ 2010). Para a Metodologia da Pesquisa, buscamos desenvolver uma análise qualitativa dos dados por meio das análises dos textos memoriais produzidos pelos estudantes. Portanto, nosso intento foi compreender questões acerca da formação do professor leitor, pois, é a partir deste em que parte dos reflexos e problemas do ensino e da prática da leitura nas escolas se materializa. Ao pensar no professor leitor estamos pensando na formação dos sujeitos alunos leitores em escolarização.
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Referências
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