DE LEITORES À ALFABETIZADORES: MEMÓRIAS DE ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Alan Silus Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/ CPTL Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS http://orcid.org/0000-0002-7281-261X

Palavras-chave:

Memórias. Memoriais. Leitura. Formação Docente.

Resumo

O Objetivo deste texto é compreender por meio de escrituras memorialísticas o processo de formação leitora de alunos do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Privada de Campo Grande – MS. Como Fundamentos Teóricos, aportamo-nos nos trabalhos de Bakhtin (1988), Biason & Silva (2014), Bosi (2004), Brasil (2015), Chizzotti (2006), Clowacki (2007), Cordeiro (2013), Davallon (2015), Espíndola (2003/ 2019), Freitas, Jobim e Souza & Kramer (2007), Guedes-Pinto (2000), Imbernón (2010), Lajolo (1993), Leontiev (2004), Lima (2012), Mortatti (2019), Muhana (2000), Nóvoa (2009), Pereira & Urt (2013), Ponzio (2020), Rego (2003/ 2014/ 2018), Romaguera (2002), Souza & Espíndola (2011) e Vigotski (2009/ 2010). Para a Metodologia da Pesquisa, buscamos desenvolver uma análise qualitativa dos dados por meio das análises dos textos memoriais produzidos pelos estudantes. Portanto, nosso intento foi compreender questões acerca da formação do professor leitor, pois, é a partir deste em que parte dos reflexos e problemas do ensino e da prática da leitura nas escolas se materializa. Ao pensar no professor leitor estamos pensando na formação dos sujeitos alunos leitores em escolarização.

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Biografia do Autor

Alan Silus, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/ CPTL Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Alan Silus atua no Ensino Superior nas atividades de Docência e Gestão Institucional. Desenvolve estudos e pesquisas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância -Teoria Histórico-Cultural (GEPLEI-THC - UFMS/ CPTL) e no Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA - UEMS Campo Grande). É membro afiliado da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Editor da Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem (RBECL - CELMI/ UEMS). Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando nas seguintes áreas: Alfabetização; Análise Dialógica do Discurso; Cultura Escrita; Educação Ambiental; Educação do Campo; Educação Superior; Educação a Distância; Ensino Remoto Emergencial; Formação Docente; Gestão Educacional; Leitura e Letramento(s); Língua Brasileira de Sinais; Literatura Regional; Memórias, Metamemórias e Memoriais; Mídias e Tecnologias Educacionais; Música Sul-Mato-Grossense; Semiótica da Cultura e Teoria Histórico-Cultural, tendo realizado diversas atividades, aulas, palestras e oficinas sobre os temas acima mencionados

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

Silus, A. (2021). DE LEITORES À ALFABETIZADORES: MEMÓRIAS DE ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO SUPERIOR. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 23–46. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6170

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO