GIRA DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRICANIDADES E A FORMAÇÃO NA UNEGRO/CAXIAS

Autores

Palavras-chave:

ciberativismo, formação política, movimento negro, UNEGRO/Caxias.

Resumo

A pandemia da Covid-19 ocasionou uma modificação nos hábitos das pessoas, instituições estatais, movimentos sociais e da sociedade. O artigo tem como objetivo fazer a análise do projeto de formação da UNEGRO/Caxias desde 2019. Trata-se de um estudo de caso. Os resultados apontaram um crescimento no nível de atuação e articulação da entidade e do contato com pesquisadores de instituições de ensino superior de grande porte como a Universidade de Rondônia e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdenia Guimarães e Silva Menegon, SEDUC/MA e UNEGRO/Caxias

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão (1999), mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2020). Atualmente é professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Caxias - MA, professora de história do Ensino Médio - Secretaria Estadual de Educação - SEDUC/MA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, História do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, diversidade, mulherismo africana, racismo, corpo, saúde, política e poder.

Lígia Emanuela Costa Alves, UEMA

Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (UEMA); Especialização em Ensino de Língua Inglesa (IESF); Pós-graduanda em Ensino de Língua Portuguesa (UEMA); Coordenadora Geral da UNEGRO/Caxias.

Referências

DUARTE, Zuleide. A tradição oral da África. Estudos de Sociologia. Rev. do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. v. 15. n. 2, p. 181 – 189. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235328. Acesso em: 19 de Março de 2021.

HUDSON-WEEMS, Clenora. Africana Womanism: o outro lado da moeda. Universidade Autônoma Preta Popular. Disponível em: https://quilombouniapp.wordpress.com/2012/03/22/africana-womanism-o-outro-lado-da-moeda/. Acesso em: 12 de janeiro de 2021.

HUDSON-WEEMS, Clenora. Mulherismo Africano e a necessidade crítica do pensamento pela teoria africana. The Journal Ocidental de estudos Negros, v.21, n. 2, p. 79-84, 1997.

HUDSON-WEEMS, Clenora. Mulherismo africana: recuperando a nós mesmos. São Paulo: Ananse, 2020.

LÉVY, Pierre. CIBERCULTURA. São Paulo: Editora 34, 1999.

NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo. 2 ed. Brasília/Rio de Janeiro: 2002.

NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In NASCIMENTO, Beatriz. Quilombola e intelectual: possibilidades nos dias da destruição. Brasil: Editora Filhos da África, 2018. p. 273-295.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

10/06/2021

Como Citar

Menegon, V. G. e S., & Alves, L. E. C. (2021). GIRA DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRICANIDADES E A FORMAÇÃO NA UNEGRO/CAXIAS. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 152–169. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6234

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO